LBF 2019 é lançada em Campinas


Crédito – Alexandre Carvalho

Campinas (SP) – A Liga de Basquete Feminino mostrou neste domingo que segue inovando a LBF, a principal competição da modalidade no país. Em coletiva realizada no Tênis Clube de Campinas, a liga anunciou as novidades para a nona edição do torneio, que começa em 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

O evento foi comandado pelo ex-árbitro e gestor técnico da LBF, Carlos Renato dos Santos, o Renatinho, e contou com a presença da imprensa, patrocinadores e de personalidades do basquete feminino, como as campeãs mundiais e medalhistas olímpicas Alessandra, Adriana Santos, Helen Luz e Roseli e Simone Pontello, além das lendárias Maria Helena Cardoso e Lais Elena e do presidente da FPB. Enyo Correia.

“Como presidente da Federação Paulista de Basketball, eu não poderia deixar de estar presente no lançamento do Campeonato Brasileiro. Desejo sorte às equipes paulistas, que tenham êxito na competição”, afirmou Correia.

As dez equipes da temporada foram representadas na coletiva por suas jogadoras, técnicos e mascotes, que por mais um ano vão abrilhantar e entreter a competição. Além disso, ficará a cargo delas levar a bola aos árbitros antes de todo jogo.

Entre as jogadoras presentes, nomes históricos da LBF, como a pentacampeã Karla Costa (Vera Cruz Campinas), a líder em assistências Joice (Ituano), a segunda cestinha Jaqueline (Santo André/Apaba) e a revelação do último ano, Thayná (Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip).

Uma das grandes novidades deste ano é a criação do troféu de MVP para cada partida da LBF , que será entregue à jogadora mais eficiente do dia.

A cerimônia também oficializou inovações ligadas à responsabilidade social da Liga, como a presença obrigatória de crianças com as equipes na execução do hino oficial, antes das partidas. Além disso, o prêmio LBF CAIXA Social, entregue a equipe que realizar o melhor trabalho neste quesito, também terá nova versão neste ano.

Jogo das Estrelas terá nova sede

O evento também anunciou a próxima sede do Jogo das Estrelas, que será em Araraquara (SP). O ginásio Gigantão será o palco da sexta edição do evento mais aguardado da temporada regular. O Torneio de Enterradas, grande inovação de 2018, também será mantido, ao lado dos tradicionais Desafio de Habilidades e Torneio de Três pontos.

Desafio Internacional

Após a cerimônia, Vera Cruz Campinas e Quimsa entraram em quadra para o Desafio Internacional entre os atuais campeões das ligas brasileira e argentina. Diante de um bom público, a equipe da casa derrotou as hermanas por 70 a 64, com grande partida da jovem pivô Mari Dias, autora de um duplo-duplo com 19 pontos e 10 rebotes.