Academia FPB promove encontro especial em homenagem aos oficiais de basquete


 

São Paulo – O dia 19 de junho é consagrado internacionalmente em homenagem ao Árbitro de Basquete, mas uma equipe de arbitragem não é composta somente por estes maestros, fazem parte também os oficiais de mesa e de estatística. Por isso, a Academia FPB transformou esta data no Dia do Oficial de Basquete e integrou todos estes trabalhadores do esporte num encontro emocionante.

Na abertura, o presidente da FPB, Enyo Correia, parabenizou a todos os oficiais de basquete que fazem as competições da modalidade serem legítimas e justas, e agradeceu a presença dos convidados Getúlio Coelho, Emídio Marques de Mesquita, Angela Bellinati e Sílvia Puertas.

O encontro, que reuniu mais de 70 participantes, teve como patronos os já falecidos Zé de Oliveira, Renato Righetto, Alberto Lapoian, João Batista Vinhaes, Mario Anraku e Hagop Uzunian, que foram espelhos para muitas gerações de árbitros e mesários. José Ricardo, filho do inesquecível Zé de Oliveira, ficou muito emocionado ao relembrar as histórias do pai, que foi reconhecido como melhor árbitro do mundo.

Ainda abrilhantaram o encontro especial nomes como Antônio Carlos Affini, Ana Lucia Mônica, Simone Bighetti, Elisabete Ferraciolli, Eliane Bastos, Dante De Rose, Herculano Sampaio, Frank Contiero, Marcos Antonio Ferreira e Sr. Nilton Agra, que aos 93 anos está estudando as alterações das regras que entram em vigor a partir de outubro.
Alguns convidados internacionais, como Alberto Garcia e Hector Uslenghi, com passagens pela Federação Paulista de Basketball também compartilharam suas lembranças e experiências.

Fizeram parte das homenagens a publicação de mais de 30 vídeos nas redes sociais da FPB, com mensagens enviadas por grandes referências entre os oficiais paulistas, incluindo Carlos Renato dos Santos, Manoel Scatolin, Edemilson Vermelho, Suerli Ponciano, Silvio do Valle, Elias Maximino, Pedro Mariano e tantos outros que fizeram e fazem história do basquete.

A Academia FPB se orgulha de ter promovido um encontro emocionante que valorizou a história dos grandes oficiais paulistas, que são referência no Brasil e no mundo por sua excelência.