Bauru, Corinthians e Mogi vencem no NBB


Crédito – Divulgação/Gabriel Costa

Brasília (DF) – Os três times paulistas que entraram em quadra, nesta quinta-feira, no ginásio da ASCEB, em Brasília, venceram seus jogo em mais uma rodada da fase inicial do NBB.

O Zopone/Gocil Bauru Basket impôs o seu ritmo desde o começo e derrotou a Unifacisa, por 88 a 72. Jogando da forma como almejava, o Dragão foi colocando o seu melhor ritmo e logo passou a comandar o marcador, ficando na frente nos dois períodos iniciais, com o grupo trabalhando muito bem ao executar o que foi pedido pelo técnico Léo Figueiró no ataque e na defesa – 17 a 14 (primeiro quarto) e 21 a 16 (segundo quarto).

Na volta do intervalo, o panorama foi o mesmo, já que a equipe paulista seguiu tomando a iniciativa da partida e ficou novamente na frente, desta vez com uma vantagem maior. Nos dez minutos finais, o Dragão jogou com inteligência e garantiu uma vitória convincente – 25 a 18 (terceiro quarto) e 25 a 24 (quarto final).

“Vitoria importante não só pelo resultado, mas também pela forma consistente e solidária que jogamos. Estamos trabalhando para que isso seja o caminho em todos os jogos. Os jogadores estão de parabéns pela bela atuação de hoje”, analisou o técnico Léo Figueiró.

“O time está de parabéns, pois fizemos um excelente trabalho na defesa e isso ajudou a fluir o nosso ataque, dando confiança para toda equipe. Agora, é focar no próximo adversário e fazer outro bom trabalho coletivo”, completou o ala/pivô Gabriel Jaú, que registrou mais um double-double.

O Corinthians Basquete venceu o Campo Mourão, por 86 a 74. Classificado em 6º lugar, a equipe de Demétrius Ferracciú enfrentará o 11º colocado num confronto Melhor de Três. As datas e o local dos playoffs ainda serão definidas pela Liga Nacional de Basquete (LNB). Os quatro primeiros colocados disputarão as quartas de final direto, enquanto do 5º ao 12º se enfrentam nas oitavas.

Na campanha do Timão, foram dois jogos perdidos no 1º turno devido a um surto de covid-19 na equipe, mas esse fato não abalou o plantel alvinegro, que fez um bom segundo turno e irá aos playoffs com 56,7% de aproveitamento. São 2316 pontos anotados até aqui, média de 82 pontos por jogo.

Zoom Fuller lidera a média de pontos da equipe (19.8), Lucas Siewert os rebotes (5.7), Ricardo Fischer as assistências (4.9) e o aproveitamento de 3 pontos (49.1%).

Já o Mogi das Cruzes Basquete bateu o Brasília, por 97 a 77. Com a vitória, o time sobe para a 9ª colocação na tabela, com 14 vitórias em 28 jogos. O grupo volta à quadra para fechar a fase classificatória da competição neste sábado, contra o Bauru.

A equipe do técnico Guerrinha dominou a partida desde o início, vencendo os dois primeiros quartos, com parciais de 22 a 19 (1º) e 21 a 15 (2º). Depois do intervalo, os brasilienses até tentaram uma reação, mas o Mogi Basquete levou a melhor nos dois períodos seguintes, 27 a 26 (3º) e 27 a 17 (4º), consolidando a vitória.

“Tínhamos que ganhar esse jogo. A última derrota contra o Pato Basquete foi muito sofrida, então o mais importante era vencer. Conseguimos fazer isso jogando bem, principalmente no último quarto. Significa muito para termos uma sequência boa para os playoffs. Ainda temos um último jogo duro contra o Bauru, mas valeu muito a participação da equipe, cada um conseguiu contribuir um pouco para sairmos com essa vitória”, ressalta o armador da equipe Fúlvio Chiantia, que anotou sete pontos e 11 assistências.

Os destaques mogianos da partida foram os alas-pivôs Wesley Castro, o mais eficiente (30), com 19 pontos, nove rebotes e cinco assistências, Douglas Santos, e Fabricio Russo, com oito pontos e seis rebotes, com 12 pontos e quatro rebotes, o ala Dominique Coleman, cestinha com 24 pontos e cinco rebotes, e o ala-armador Guilherme Lessa, com 13 pontos e cinco rebotes.