Catanduva quebra jejum e vence sua primeira partida na LBF


Crédito – Divulgação/Buenas Comunicação

Catanduva (SP) – Fim de uma longa espera! Após mais de três anos, o AEC/Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva pode enfim comemorar uma vitória pela LBF. A equipe do interior paulista derrotou, neste domingo,  a Sodiê Doces/Mesquita/LSB em contagem centenária, por 100 a 79, no Ginásio Anuar Pachá, em Catanduva, e quebrou o jejum em grande estilo.

A principal responsável pelo triunfo foi Thaissa, que estava inspiradíssima. A ala/armadora beirou um triplo-duplo com a melhor performance pessoal em 7 temporadas: foram 31 pontos, 9 assistências e 8 rebotes, com 57% de aproveitamento geral, 3 bolas de três convertidas e 38 de eficiência.

Além de Thaissa, outras catanduvenses também estavam em ótimo dia. Nicolle Chirinda anotou mais um duplo-duplo na temporada, com 19 pontos e 11 rebotes, e a capitã Lorraine teve seu melhor jogo em 5 temporadas, com outro duplo-duplo, de 15 pontos e 13 rebotes. Larissa acrescentou 14 pontos e Natalia 6 assistências.

Pela equipe fluminense, Thayná foi novamente destaque, com 26 pontos e 15 rebotes – recorde pessoal neste último quesito. Mayara e Nazinha tiveram 12 e 11 pontos, cada.

Com a vitória, o AEC/Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva subiu para a 6ª posição, com 20% de aproveitamento. Após a segunda derrota seguida, a Sodiê Doces/Mesquita/LSB manteve-se na quarta posição, com campanha de 50% (3 vitórias em 6 jogos).

Foi a primeira vitória do projeto catanduvense, iniciado em 2017, na LBF. Em 2018, a equipe disputou 16 partidas, sem nenhum triunfo. A cidade-feitiço voltou a comemorar uma vitória no basquete feminino pela primeira vez desde 19 de março de 2012, quando o Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva, antigo projeto campeão brasileiro em 2009, derrotou o Maranhão Basquete pelas quartas de final da LBF 2011/2012. Natalia Burian fazia parte daquele elenco, que tinha, entre outros nomes, Gil (pivô, hoje no Sampaio Basquete) e Palmira (ala, hoje no Ituano Basquete).

Foi também a primeira contagem centenária registrada na LBF desde março de 2019, quando Blumenau derrotou a mesma Sodiê Doces/Mesquita/LSB na rodada de estreia da temporada.