Em partida disputadíssima, Vera Cruz faz 1 a 0 no playoff final


Campinas (SP) – Haja coração! O playoff final do Campeonato Paulista da Divisão Especial Feminina entre Vera Cruz/Campinas e Ituano Basquete começou nesta sexta-feira de forma emocionante, com vitória da equipe campineira por apenas um ponto de vantagem, 70 a 69.

O jogo foi disputadíssimo do início ao fim, definido somente no apito final. O Ituano – apesar de terminar atrás no placar – manteve a liderança a maior parte da partida, venceu o primeiro quarto por 25 a 19 e fechou o segundo e terceiro na frente (parcial de 38 a 35 no intervalo e 57 a 56 no terceiro período).

Assim como nas semifinais, a ala Patty, do Vera Cruz, voltou a se destacar. A cestinha do confronto, que marcou 20 pontos, além de seis rebotes e três assistências, comemorou o resultado positivo. “Fico feliz pelos pontos, mas mais feliz ainda por conseguir a vitória. Nós sabíamos que seria muito complicado e que vencer em Campinas era fundamental para nossas pretensões de conquistar o título. Só que também sabemos que ainda não ganhamos nada. Temos que fazer uma grande partida em Itu agora”, disse.

Pelo Ituano, a maior pontuadora foi a ala Tati Pacheco, com 14 tentos; destaque também para Licinara Rodrigues, que teve a maior eficiência da partida (24) e fez um duplo-duplo com 13 pontos e 11 rebotes.

Na primeira fase do Paulista, o Ituano levou a melhor nas duas partidas entre as equipes, vencendo em Campinas por 66 a 58 e em Itu, por 70 a 67, na prorrogação. O técnico campineiro Élcio acredita que a atitude do time fez a diferença para que acontecesse a vitória desta vez. “Mesmo jogando atrás do placar, conseguimos ir buscando os pontos aos poucos. Às vezes cometíamos alguns equívocos de tentar resolver tudo em uma bola, mas jogamos com calma e isso nos manteve vivos o tempo todo.”

Élcio agora volta suas atenções para o duelo de segunda-feira. “Já estamos focados na segunda partida, porque não podemos nos acomodar nessa vitória. Eu acredito nisso e o grupo é experiente, sabe manter os pés no chão. Será bem complicado, o Ituano é muito forte, pelo próprio time e a torcida que tem, mas vamos focar no nosso jogo. Temos que nos preocupar conosco, em fazer o nosso jogo bem”, concluiu.

O técnico do rubro-negro, Antônio Carlos Barbosa, apesar de lamentar o resultado e afirmar que teria sido bom vencer esta primeira partida, reconhece a qualidade das adversárias.

“Foi um grande jogo, bastante equilibrado, perdemos de um ponto e isso já demonstra esse equilíbrio. O time de Campinas fez uma grande partida, temos que reconhecer; [o resultado] não foi em razão de falhas defensivas nossas, elas tiveram um grande aproveitamento. Mas são três jogos – perdemos um de 1 ponto, então é perfeitamente recuperável no segundo jogo, para partimos para o terceiro. O campeonato ainda está inteiro, temos ainda dois jogos em casa para reverter isso”, comenta o treinador.

Agora, o Ituano leva o confronto para casa e recebe o Vera Cruz nesta segunda-feira (16), às 19h30, no Ginásio Municipal “Prudente de Moraes” (Praça Washington Luiz, s/n, Jardim do Estádio), precisando vencer para seguir na disputa pelo título e conta mais uma vez com a presença de sua torcida.