FPB realiza bate papo sobre “Pandemia e as consequências jurídicas para organizações esportivas”


São Paulo – A FPB, através da Academia FPB, realizou nesta sexta-feira um Bate Papo com Jota sobre o tema “Pandemia e as consequências jurídicas para organizações esportivas”, com a participação dos advogados Dr. Mario Outuky e Dr. Caio Medauar, realizado para convidados na plataforma Zoom e transmitido ao vivo pelo canal da GCS Sports no Facebook.

Jota Silva, da GCS Sports, mediou o bate papo iniciando pelo advogado Caio Medauar que afirmou categoricamente que o mais importante é preservar a vida das pessoas – atletas, treinadores, dirigentes, funcionários das entidades esportivas, pais de atletas e todos os profissionais do esporte. Ele disse ainda que é muito importante ter calma visto que as informações ainda são desencontradas e os protocolos em elaboração.

Outuky enfatizou que os protocolos devem ser prudentes e resguardar a todos – FPB, federações regionais, ligas, clubes e atletas –, a partir da clara descrição das responsabilidades de cada parte e da ciência de que não haverá volta sem riscos. E orientou ainda que será importante firmar com atletas e, caso sejam menores, seus responsáveis, um termo de consentimento às condições de retorno às atividades. O advogado ainda alertou que esperar as definições das autoridades públicas é fundamental para o cumprimento apropriado das determinações estabelecidas.

Medauar, que já foi membro do STJD do Basquete, reforçou que a pandemia deve provocar a inserção de novas cláusulas aos contratos que serão firmados com atletas, ainda que sejam regidos pelos termos da Lei Pelé. E chamou a atenção dos clubes para que tenham perfeita compreensão das condições de seus ginásios e financeiras para quando chegar o momento de voltar às competições.

Outuky, responsável pelos interesses jurídicos da FPB, destacou que o momento permitirá um salto de qualidade, definindo uma nova realidade de maior profissionalismo entre todas as partes. E concluiu: “Devemos aprender com os erros e acertos de quem já retomou as práticas esportivas pelo mundo e que tudo o que não precisamos é ter que parar por causa de uma segunda onda de contágios”. E reforçou que escutar os profissionais que estão na ponta – dirigentes das equipes e treinadores –, como tem feito regularmente o presidente da FPB, Enyo Correia, é o que permitirá um retorno seguro para o basquetebol paulista.

Mais uma vez a FPB compartilha conhecimentos de grande utilidade para toda a comunidade do basquetebol paulista, com excelente transmissão ao vivo pela GCS Sports.

Clique aqui para assistir na íntegra o bate papo no Facebook da GCS Sports.