FPB realiza painel sobre “Psicologia do Esporte em tempos de pandemia”


São Paulo – A FPB, através da Academia FPB, realizou na noite da última sexta-feira (22), um painel sobre o tema “Psicologia do Esporte em tempos de pandemia”, com a participação dos psicólogos Marisa Markunas, Luciana Angelo e Rodrigo Falcão, na plataforma Zoom e com transmissão ao vivo no programa Bate Papo com Jota exibido no Facebook da GCS Sports.

A psicóloga Marisa Markunas contextualizou temporalmente a pandemia, chegando ao momento “agora” e provocou os participantes e espectadores a refletirem sobre como o coronavírus interrompeu sonhos e projetos gestacionados há tanto tempo. E ainda ressaltou a importância do autocuidado e autoconhecimento para identificar o que cada um tem demais forte a ser usado neste momento delicado.

Rodrigo Falcão, psicólogo do esporte que atua com as equipes femininas de base da ADC Bradesco, relatou sua experiência com as atletas durante este período, reforçando que o apoio de toda equipe interdisciplinar faz diferença para enfrentar o momento e cuidar da saúde mental. Falcão fez uso de filmes para conversar com as jogadoras, estabeleceu a importância de manter uma rotina e proporcionou às atletas conhecerem as histórias de referências na modalidade.

A psicóloga do esporte Luciana Angelo abordou o tema do destreinamento físico no período da pandemia, destacando que o momento é oportuno para desenvolver flexibilidade, atenção por períodos maiores – já que a maioria dos adolescentes começa e não termina muitas coisas – e outras habilidades através de práticas diferenciadas, mas estimulando a todos que mantenham atividades que não permitam o esquecimento do que se fazia antes do coronavírus interromper o nosso basquete. Luciana enfatizou que a higiene do sono deve ser uma prática adotada neste período.

Durante o bate papo, o mediador Jota Silva, da GCS Sports, mostrou sua preocupação com o aspecto funcional da prática para os adolescentes, entendendo que além de ser espaço de convivência e aprendizado, o basquete também é oportunidade de transformação social para muitos jovens.

O presidente da FPB, Enyo Correia, falou quão importante é a preparação e união de todos para superar esta adversidade, dando o suporte apropriado aos atletas e profissionais do basquete paulista, o que a Federação tem feito ao longo de toda esta pandemia, com conversas semanais e palestras de alto nível.

Fique atento! Nos próximos dias será publicada uma nova matéria com dicas especiais para o “agora”, organizadas dos psicólogos.

Para assistir ao debate na íntegra no Facebook da GCS Sports, clique aqui.

Dicas para navegar:

Conversas de 2@ – Canal da Marisa Markunas e Luciana Angelo

https://www.instagram.com/conversasde2a/

Blog do Rodrigo Falcão

http://www.psicologianoesporte.com.br/