Franca, Campinas e Assis brilham nas categorias Adulto do Paulista


São Paulo – O ano de 2019 está em sua reta final e as equipes de Franca, Campinas e Assis brilharam nas categorias Adulto do basquete paulista, respectivamente, no Paulista da Divisão Especial Série A-1 Masculino, Paulista da Divisão Especial Feminina e 1a Divisão Masculina.

O Sesi Franca Basquete chegou ao bicampeonato consecutivo (2018 e 2019), consolidando novamente a equipe do interior paulista como uma das grandes potências do basquete nacional.

A equipe francana, comandada por Helinho Garcia, fechou o playoff final com duas vitórias na série melhor de três jogos contra o Corinthians.

Na grande final, diante da sua torcida de mais de cinco mil pessoas, no Ginásio Pedrocão, Franca derrotou o Corinthians, por 88 a 67, e chegou ao 13o título estadual.

Vale ressaltar também a campanha do Corinthians na competição. O Alvinegro esteve bem perto de quebrar um jejum de 34 anos sem título paulista (ao todo, a equipe tem 14 títulos estaduais).

No Paulista Feminino, a equipe Vera Cruz/Campinas roubou a cena no campeonato e conquistou seu primeiro título paulista e o segundo da equipe em dois anos de projeto. Na temporada anterior havia sido campeã brasileira.

No playoff final, o Vera Cruz surpreendeu o Ituano Basquete, equipe de melhor campanha na competição, fechando a série melhor de três jogos também em 2 a 0.

Na decisão, jogando fora de casa, a equipe do técnico Elcio, em seu primeiro trabalho à frente de um time profissional, venceu o Ituano por 76 a 64.

Já no Paulista da 1a Divisão, o Conti Cola/Assis Basket garantiu a vaga para o Paulista Masculino da Divisão Especial Série A-1 2020. A equipe conquistou o título inédito do torneio de acesso à Série A-1 após marcar 2 a 1 no playoff final contra o Memorial/ Fupes/ Santos. No jogo que decidiu o título, Assis venceu por 68 a 63.