Franca conquista título inédito do NBB 2021/22


Crédito – Marcos Limonti/Sesi Franca

Franca (SP) – Na noite desta quinta-feira, em pleno Pedrocão, o Sesi Franca Basquete conquistou o título inédito do NBB, sobre o o Flamengo. A série foi fechada em quatro grandes jogos, com direito a grandes atuações coletivas e disputas aguerridas nas defesas. No jogo decisivo, a torcida francana encheu a sua casa e entregou um verdadeiro show, com direito a um primeiro quarto perfeito e, por fim, levando o Sesi Franca até a conquista o título do NBB 21/22, após marcar 80 a 65.

O presidente da FPB, Enyo Correia, esteve presente no Pedrocão e parabenizou a equipe paulista: “Parabéns aos atletas, comissão técnica e diretoria do Sesi Franca Basquete pelo êxito nos trabalhos que foi laureado com a conquista desse título tão esperado.”

A caminhada rumo ao título francano no Jogo 4 se iniciou com um primeiro quarto extremamente eficiente. O Sesi Franca neutralizou as ações ofensivas dos cariocas de maneira exemplar, limitando os adversários a somente 8 pontos, ao mesmo tempo que acertaram tudo no lado ofensivo. A equipe do interior anotou incríveis 28 pontos, uma das maiores pontuações de um primeiro período na história das finais do NBB. Um feito que só rolou graças ao grande volume e aproveitamento nas bolas de três pontos que, desde os primeiros segundos de jogo, foram o grande foco dos francanos.

No segundo quarto, o Franca apenas “controlou o jogo”, segurando a bola sempre que possível e fazendo o tempo correr. Mas mesmo com o jogo na mão, seguiu pontuando e abusando das bolas de três pontos, o que resultou em uma parcial de 21 a 18 e uma vantagem de 23 pontos.

A volta dos vestiários serviu para sacramentar a escrita de tudo que havia rolado no jogo até ali. O Sesi Franca destruiu dos dois lados da quadra, teve paciência para jogar e sempre encontrar o melhor arremesso possível para cada momento do jogo. Os rebotes, tanto ofensivos quantos defensivos, foram o ponto forte da equipe do francano, que terminou com 49 rebotes alcançados, 10 a mais que o adversário, sendo 14 deles ofensivos. A eficiência do time campeão quase superou a casa do três dígitos, com 98 ao final do jogo, 32 a mais que os cariocas.

Lucas Dias, o King of The Game e King Of The Finals, teve uma atuação magistral para ficar na história. O ala/pivô francano fechou o jogo com o dupl0-duplo de 19 pontos, 14 rebotes e 26 de eficiência, além de ficar marcado para sempre como um dos heróis do título francano, não só pela atuação no jogo decisivo, mas durante toda a série da finais do NBB.

O elenco recheado de estrelas do Sesi Franca foi um dos principais fatores para a vitória da equipe do interior nas finais desse ano. Lucas Mariano e Georginho de Paula, os dois últimos King of The Season, e Lucas Dias, o último cestinha do campeonato, formam um dos melhores Big 3 da história do NBB. David Jackson, ídolo francano, e Jhonatan Luz, um defensor de elite, trouxeram a experiência necessária para formar um elenco campeão. Adyel Borges e Marcio Henrique, duas “crias” da base francana, e Santiago Scala, um chutador de alto nível, foram as armas secretas, que saíram do banco e mudaram muitas vezes o rumo das partidas. Helinho Garcia, candidato ao troféu Ary Vidal (melhor técnico do ano), foi o grande responsável por coordenar esse plantel estrelado.

O Sesi Franca se junta à um seleto grupo que conta Paulistano, Bauru, Brasília e o próprio Flamengo, como campeões do NBB.

Fonte – LNB