Ituano Basquete é derrotado no primeiro jogo das quartas da LBF


Lance do jogo. Crédito – Juca Ferreira/Ituano

Itu (SP) – No primeiro jogo dos playoffs da LBF 2019, o Ituano recebeu o Sampaio Basquete no Ginásio Prudente de Moraes em Itu. A partida foi a primeira de uma série de melhor de três pelas quartas de final da competição e o Galo, que buscava garantir a vantagem em casa, foi derrotado pelas visitantes.

A partida foi disputadíssima do começo ao fim e o rubro-negro chegou a ter uma eficiência geral maior que a do tubarão – 63 contra 62 -, mas terminou com o placar de 61 a 55 para a equipe maranhense.

No primeiro quarto, parcial acirrada de 16 a 15 para as visitantes. No segundo período, uma folguinha pouco maior para as maranhenses, 16 a 12; suficiente para levar o jogo para o intervalo em 32 a 27.

No segundo tempo, o rubro-negro voltou com disposição para virar o placar, empatando o terceiro período em 19 a 19. No quarto final, foram mais de 3 minutos e meio até a bola passar pela cesta, fechando com 9 pontos do Ituano e 10 do Sampaio.

Apesar do placar desfavorável, e da equipe ter perdido a vantagem do jogo em casa, o técnico rubro-negro Antônio Carlos Barbosa avalia que a equipe “não tem só o que lamentar”.

“Eu tenho que fazer uma análise tática, técnica e tranquila; não posso ser passional. Acho que esse time melhorou muito. Infelizmente essa melhora não foi o suficiente para sabermos fechar os jogos, e hoje foi um exemplo”, comentou o treinador.

Exemplo do bom desempenho do Ituano nesta noite, além da eficiência, foi a defesa e marcação durante toda a partida, que resultaram em 49 rebotes totais, contra apenas 33 do Sampaio Basquete.

Mesmo assim, Barbosa sabe onde a equipe precisa melhorar para buscar uma vitória na segunda partida das quartas de final. “Erramos 10 lances-livre – quer dizer, em um jogo em que você perde de 6 pontos, errar 10 lances-livre pesa. Fora as bolas fáceis, debaixo [da tabela], perdemos muitas bolas que não era para errarmos, é uma intranquilidade ainda que o time tem”, apontou ele. “A gente lamenta, não fica nem frustrado e nem decepcionado, porque foi feito o que é possível”, concluiu o treinador.

A MVP da partida foi a ala do Sampaio Basquete Rafaela Monteiro, com 19 de eficiência, também cestinha com 16 pontos. Pelo Galo, a maior eficiência e pontuação foram da pivô Gabriela, que fez um duplo-duplo de 14 pontos, 10 rebotes e 17 de eficiência. Destaque também para Mônica Nascimento, que fez um duplo-duplo de 11 pontos, 13 rebotes e 16 de eficiência.

O Ituano volta a enfrentar o Sampaio na próxima quinta-feira, às 19h30, no Maranhão. A equipe rubro-negra precisa vencer para forçar a realização da terceira partida das quartas de final e seguir com chance de classificação na LBF.