Santo André é o primeiro finalista do Paulista Feminino


Crédito – Jorge Bevilacqua/Santo André

Santo André (SP) – O Basketball Santo André/APABA garantiu classificação para a grande final do Campeonato Paulista Feminino 2021 ao derrotar o Vera Cruz/Campinas, neste domingo, por 67 a 55 (30 a 25 no primeiro tempo), em jogo realizado no Ginásio Municipal Parque Celso Daniel, na cidade de Santo André, válido pela segunda rodada da série melhor de três jogos do playoff da semifinal. Com esse resultado, o time comandado pela técnica Arilza Coraça fechou a disputa com duas vitórias e nenhuma derrota.

Clique aqui e confira a Galeria de Fotos do Paulista Feminino

E, foi mais uma vez na base da superação e na força do grupo, pois a equipe campineira foi melhor e ficou na frente no quarto inicial. Nos dois períodos seguintes, no entanto, o Basketball Santo André/APABA cresceu bastante de produção, em especial na defesa e ficou na frente, assumindo o comando do marcador e abrindo uma boa vantagem. Isso foi importante para administrar a tentativa de reação do representante do interior nos dez minutos finais e garantir o resultado positivo da classificação.

Os destaques do Basketball Santo André/APABA na partida foram Vanessa “Sassa” Gonçalves (18 pontos e 10 rebotes – double-double), Glenda Cruz (15 pontos, 10 rebotes, 04 bolas recuperadas e 05 bloqueios – double-double), Lays da Silva (12 pontos, 06 rebotes, 05 assistências e 03 bolas recuperadas) e Ana Dias (10 pontos). Pelo time campineiro, Gil Justino foi o principal nome, com 15 pontos e 07 rebotes.

“Estou sem palavras. Que emoção e que time guerreiro: a Ariadna jogou no sacrifício por cerca de 22 minutos, havia se colocado à disposição, mesmo não estando 100% e foi com tudo para quadra. A Glenda foi muito bem e fez um grande jogo, dominando o garrafão. Enfim, estou muito feliz, pois as jogadoras se ajudaram bastante dentro de quadra, se doando ao máximo em prol da equipe”, analisou a técnica Arilza Coraça.

“Estamos muito felizes com o resulto, primeira conquista feita. Agora, o processo é treinar e chegar bem à final, que é nosso segundo objetivo”, acrescentou a armadora Lays da Silva.

“Jogamos juntas até o final. Tiveram momentos que confesso pensei: e agora? Mas, jogamos juntas e unidas. Temos um timaço e nos encontramos. Cada uma com a sua qualidade ajudando, tanto na quadra, quanto no banco. Agora é foco total para a final e, se Deus quiser, vamos terminar o ano com o título estadual”, completou a ala/pivô Vanessa “Sassa” Gonçalves.

No primeiro jogo desta série, o Basketball Santo André/APABA já havia derrotado o representante campineiro (66 a 63), mesmo fora de casa.

Na grande final, a equipe andreense vai enfrentar o vencedor da outra série, que envolve Ituano Basquete e Sesi Araraquara.

“Agora, é pensar na recuperação das jogadoras, com descanso e tratamento intensivo. Tudo isso objetivando chegar forte e preparada na série final, pois queremos o título e lutaremos muito por esta conquista”, finalizou Arilza Coraça.