São José vence e já pensa nos playoffs do Paulista


São José dos Campos (SP) – O São José Basketball venceu a Unifae/São João, por 76 a 64, na noite desta sexta-feira, no Ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos. Agora, vai disputar os playoffs das oitavas de final do Campeonato Paulista Masculino da Divisão Especial Série A-1.

Apesar de ter enfrentado um time jovem e último colocado no grupo, a vitória do São José chegou a estar ameaçada, principalmente no último quarto do jogo, quando a equipe joseense ficou mais de quatro minutos sem marcar pontos.

A partida começou com um bom desempenho do São José, que abriu 15 a 3 no marcador graças a cestas de três pontos. Mas o que parecia ser uma vantagem crescente acabou se transformando em um jogo difícil devido aos passes errados e perdas de bola do time joseense. O primeiro quarto terminou com vantagem magra de 17 a 15.

No segundo quarto, com a defesa mais estável e procurando simplificar as jogadas de ataque, o time da casa abriu boa dianteira, venceu o período por 26 a 17 e terminou o primeiro tempo tranquilizando a torcida. O primeiro tempo foi encerrado com onze pontos de vantagem do São José, 43 a 32.

Mais uma vez a superioridade do São José no jogo acabou se mostrando ilusória. Com baixo aproveitamento principalmente nos arremessos da linha de três pontos, a equipe não conseguia se distanciar da Unifae. Tanto que o terceiro quarto terminou em um equilibrado 19 a 17 para a Águia, com 62 a 49 no placar.

Os dois times partiram para os últimos dez minutos da partida com objetivos diferentes. A Unifae, tentando acelerar o jogo para reverter os treze pontos de diferença para o adversário. Já o São José procurando melhorar a defesa, uma vez que o ataque apresentava altos e baixos.

O que o torcedor da Águia não esperava é que a partida pudesse chegar a se tornar perigosa para o seu time. Foi o que aconteceu. Perdendo muitas bolas de três pontos, o São José viu sua vantagem ser reduzida até chegar a cinco pontos (62 a 57).

Depois de ficar mais de quatro minutos sem marcar, a equipe voltou lentamente a equilibrar o jogo. Mesmo assim, perdeu o último quarto por 15 a 14. O fato positivo é que a diferença obtida principalmente no segundo quarto lhe garantiu a vitória no final por 76 a 64.