Técnicos destacam importância da Clínica Internacional para desenvolvimento do basquete


Crédito – Michael Oliveira/Federados

São Paulo – Foram quase 20 horas de muito ensinamento, entre sábado e domingo, na Clínica Internacional para Técnicos, ministrada pelos renomados técnicos argentinos Eduardo Pinto e Pablo Coleffi, no ginásio poliesportivo do Esporte Clube Pinheiros.

Clique no link para conferir a Galeria de Fotos – https://www.fpb.com.br/clinica-internacional-para-tecnicos/

Ao todo, 159 técnicos da capital, de várias cidades paulistas – como Franca, Franco da Rocha, Taubaté, Rio Claro, Santo André Mandaguaçu, Osasco, Itu, Tietê, Piracicaba, Atibaia, Jundiaí, Hortolândia, Campinas, São José dos Campos, Araraquara, Barueri, Jacareí, Pindamonhangaba, Tupã, Santos, Praia Grande, Avaré, Bragança Paulista, São Bernardo do Campo, Limeira, Junqueirópolis, Mogi das Cruzes, Casa Branca, Mauá e São José da Boa Vista -, de Extrema (MG) e de Ponta Grossa (PR) participaram da clínica.

“Nós treinadores é que trabalhamos direto com as meninas e os meninos e temos uma visão de futuro de como podemos formar um jogador de basquete. É importante que esse tipo de curso seja regular, se mantenha durante um tempo e traga melhorias para o basquete. Por isso, acredito que a iniciativa da Federação em realizar essas clínicas vai proporcionar um futuro com melhores jogadores e com melhores resultados”, destacou o técnico argentino Eduardo Pinto, que durante o final de semana falou sobre Defesa, Defesa Pessoal, Sistemas Ofensivos e Jogo Livre e Desenvolvimento na Quadra.

Já o argentino Pablo Coleffi, que abordou temas como Contra-ataque, Jogo de Vantagens e Definições, Ajuda e Recuperação Defensiva e Importância do Técnico e sua Equipe de Trabalho, destacou a participação dos treinadores brasileiros e dos atletas do Pinheiros, que demonstraram em quadra os aspectos abordados por ele e Pinto: “Gostaria de agradecer a todos os treinadores que estiveram presente na clínica, pelo respeito e empenho em nos escutar durante o final de semana. Agradeço também aos garotos do Pinheiros que trabalharam forte para mostrar aos treinadores o que estávamos falando. São Paulo tem muito potencial e, seguramente, estará melhor depois dessa clínica”.

Os treinadores que assistiram à clínica também ressaltaram a importância de eventos como esse. “Gostaria de parabenizar a Federação pela iniciativa. É sempre muito válida essa troca de experiências entre técnicos. A presença, principalmente dos técnicos da base, da formação das equipes de São Paulo, foi maciça e, com certeza, vamos tirar proveito do que vimos aqui. A linguagem do basquete é universal, a maneira como você aplica os fundamentos. No caso aqui, você vê um argentino aplicando uma escola tão renomada em nível mundial, você vai reciclar com as suas convicções e colocar em prática. É um ganho geral e que tem tudo para ser um grande ano para a Federação”, afirmou Daniel Wattfy, técnico da Sub17 e 19 do Sesi Franca Basquete.

“Um experiência muito legal neste final de semana. Uma iniciativa da Federação Paulista muito rica para nós técnicos. Eu estou especialmente contente por ter recebido esse evento em casa e pela oportunidade dos nossos atletas terem participado da clínica. Você poder pegar os conteúdos de dois argentinos renomados e acrescentar no seu dia a dia é muito importante. Estou muito grato à Federação e ao Pinheiros pela oportunidade e muito feliz por ter visto o número de técnicos interessados em estudar e absorver cada vez mais informação”, disse David Pelosini, técnico da Sub19 do Pinheiros.

Técnico da Sub13 e 16 de Jacareí, Hugo Mansoldo completou sua quarta participação na Clínica Internacional da FPB: “A importância dessa clínica, realizada pela Federação, é grande para todos os técnicos do Estado, que estão atrás de atualização e informação para podermos desenvolver nossos trabalhos e passando para nossos atletas. A clínica agrega demais ao nosso trabalho”.

Enyo Correia, presidente da FPB, agradeceu à presença de todos os treinadores e dos técnicos palestrantes e o apoio do Esporte Clube Pinheiros e seus atletas e dos patrocinadores. “Foi um final de semana de muito aprendizado que, com certeza, irá trazer mais qualidade e melhoria no processo formativo de nossos atletas. Agradeço a todos os participantes, aos técnicos Eduardo Pinto e Pablo Coleffi , ao Esporte Clube Pinheiros e seus atletas, que nos receberam muito bem, e aos nossos patrocinadores Penalty, Overtime, Conti e Kiefi”, destacou o presidente.