América bate o Ponta Grossa e fecha primeira fase da Supercopa invicto


Na semifinal, o time paulista enfrentará a anfitriã AD Brusque

O América/UNIRP/Rodobens/SMEL/3M concluiu a primeira fase da Supercopa Brasil – 2016 com 100% de aproveitamento ao derrotar o Novo Basquete Ponta Grossa, nesta sexta-feira (16 de junho), por 82 a 61 (32 a 33 no primeiro tempo), em partida válida pela terceira rodada, realizada na Arena Multiuso, na cidade de Brusque (SC). Com este resultado, o time comandado pelo técnico Júlio Malfi ficou com o primeiro lugar do Grupo B, somando seis pontos, decorrentes de três resultados positivos.

A partida começou equilibrada, com o time de Ponta Grossa levando ligeira vantagem no quarto inicial (19 a 20), mas o representante paulista logo igualou as ações no segundo (13 a 13). Nos dois períodos seguintes, valeu a instrução da dada por Malfi no vestiário, visto que a equipe de São José do Rio Preto retornou com outra postura, não só assumindo o comando do marcador, como também abrindo vantagem – 27 a 17 (terceiro quarto) e 23 a 11 (quarto final).

Os principais nomes da partida foram Cassio “Piauí” Leal (21 pontos, 03 rebotes, 01 assistência, 01 bola recuperada e 01 bloqueio), norte-americano David Boykin (20 pontos, 05 rebotes e 06 assistências) e Ygor Vianna (13 pontos, 11 rebotes, 02 assistências e 01 bloqueio – double-double), pelo time paulista; Lucas Duso (17 pontos, 01 rebote, 04 assistências e 01 bloqueio) e Marcellus Moreira (15 pontos, 13 rebotes, 01 assistência e 01 bloqueio – double-double), em favor da agremiação paranaense.

“Não iniciamos bem, mas soubemos reverter o panorama dentro da própria partida, jogando mais uma vez de forma bastante coletiva, neste que foi o nosso terceiro jogo na temporada. O time tem crescido e isso foi importante para concluirmos esta primeira fase da forma como havíamos planejado”, comenta Malfi.

Na semifinal, que ocorre nesta sexta-feira (17 de junho), o América/UNIRP/Rodobens/SMEL/3M vai enfrentar a anfitriã AD Brusque, segunda colocada do Grupo A, às 20h00 (de Brasília), na Arena Multiuso, na cidade de Brusque (SC). “Vamos enfrentar o time da casa, que figura como o grande favorito, ainda mais contando com o paio dos seus torcedores. Por isso, precisamos fazer um jogo com muita atenção defensiva e sem precipitações no ataque”, relata Júlio Malfi.

Na outra semifinal jogam Botafogo FC-RJ (primeiro colocado do Grupo A) e Santos FC-AP (segundo colocado do Grupo B), ás 18h00 (de Brasília). Os dois vencedores decidem o título no sábado (18 de junho), às 17h30 (de Brasília).