Basquete em casa: Santana do Parnaíba adapta treinos na quarentena


São Paulo – Sem poder treinar e jogar em seu ginásio, devido ao avanço do Covid-19, a equipe de base de Santana Parnaíba vem modificando os trabalhos físicos de seus jogadores durante esse período de quarentena, visando assegurar os protocolos de saúde e a integridade dos atletas.

Apesar da quarentena, o trabalho não para no departamento de preparação física dos atletas da equipe Sub17, que está realizando atividades coletivas e individualizadas desde o dia 17 de março.

Preparador físico da equipe de Santana de Parnaíba, Marcelo da Silva Pacheco, explica como está sendo a rotina do time: “A partir de 17 de março, quando recebemos a orientação para a reclusão, através de nossa Secretaria de Esportes de Santana de Parnaíba, reunimos a comissão técnica e decidimos por orientar e monitorar nossos atletas. A estratégia inicial foi o envio de um programa de exercícios, que deveria ser realizado no próprio horário em que eles estavam habituados a treinar. Além disso, também deveriam gravar os vídeos e nos enviar no próprio dia de treino’’, enfatizou o preparador físico.

Marcelo também salientou que os treinos estão sendo realizados por videoconferência. “Nas três últimas semanas, orientamos nossos atletas e todos treinaram de segunda a sexta-feira, às 18h00, em videoconferência por aplicativo, em que todos entram numa sala de reunião online e por ela eu oriento diretamente os estímulos e exercícios, volume, intensidade e também possíveis correções e novas orientações’’, finalizou o profissional de Santana de Parnaíba.

Além dos treinos coletivos, Marcelo vem também adaptando as atividades de alguns atletas, no intuito de respeitar as diferenças e objetivos para cada jogador. ‘’De forma geral e como a modalidade exige, os estímulos são planejados para toda a equipe, do ponto de vista da demanda fisiológica. Porém existem situações especiais, por motivos de lesão, reabilitação ou condição física abaixo da equipe, e alguns recebem treinos individualizados em função dessas necessidades’’, disse o preparador físico.

“São muito importantes as ações das equipes neste sentido, pois estamos nos aproximando do retorno às quadras, quando estar bem preparado deverá fazer grande diferença”, afirma o presidente da FPB, Enyo Correia.