Basquetebol adulto garcense comemora retorno aos campeonatos da FPB após 14 anos


Garça (SP) – Alegria, satisfação e muito orgulho. Com estes sentimentos, o basquetebol adulto garcense está retornando às competições promovidas pela FPB após hiato de 14 temporadas.

A última vez que isso havia acontecido foi em 2006, quando conquistou o vice-campeonato da extinta Série A-2.

“Publicamente gostaria de agradecer ao presidente da Federação, Enyo Correia, pois com essa visão de fortalecer o basquetebol interiorano, nos abriu a possibilidade para o retorno. Temos uma história muito bonita na modalidade e na Federação e esse retorno nos deixa muito empolgados. Sabemos de nossas limitações e das dificuldades que encontraremos, mas a motivação pela volta supera todos esses obstáculos”, comentou o professor Marco Antonio Morais, o Marcão do Basquetebol, responsável pela modalidade em Garça.

Ele fez menção ao período entre 2001 a 2012, quando Garça foi filiada à entidade maior do basquetebol paulista. Chegando às finais das categorias de base – vice-campeão estadual infanto (2004) e cadete em 2005 -, também participou do adulto, integrando a Copa Novo Milênio em 2004/05, além da Série A-2 em 2005 (semifinalista) e 2006 (vice-campeão).

Equipe garcense vice-campeã da Série A-2 em 2006 / Crédito – Divulgação

Elenco

Formado por vários `pratas-da-casa´ que foram iniciados nas escolinhas da modalidade, o elenco é composto por atletas que participaram também deste ciclo na FPB e que nos últimos anos integraram os certames promovidos pela LBC – Liga de Basquetebol do Centro Oeste Paulista.

“Pena que não conseguimos treinar com a intensidade que desejamos, devido aos compromissos profissionais dos nossos atletas, mas vamos procurar, mais uma vez, superar esta adversidade”, acrescentou o técnico.

Entre os atletas à disposição, estarão os armadores Vitor Cassola, com passagem por Araraquara, além do bauruense Ivo Martins, cujo último time foi Lins. Nas alas o Basquete Garça contará com Eugênio Nery (ex-Araraquara e Campo Mourão), além do estreante em certame federado, Carlinhos Siman. Os irmãos Duílio e Dumon Godoy (`pratas-da-casa´), completam as posições `1´ e `2´.

Os garcenses Thiago Nonato, Aislan, Breno, Júlio César, Samuel Barros, Leonardo, além do mariliense Gustavo Barbosa, são as opções como ala/pivôs, com Renato Marinho e Willian Linhari, ocupando as vagas de pivô. Aliás, o mariliense Renato Marinho vai atingir uma marca bem interessante: será o único remanescente do time de 2006, que estará em quadra em 2020 defendendo as cores de Garça.

Thiago Nonato, Eugênio Nery, Marcão do Basquete, Vitor Cassola e Samuel Barros, na abertura oficial da Copa São Paulo em Tatuí / Crédito – Divulgação

Renato Marinho, o único remanescente da inesquecível campanha de 2006 / Crédito – Divulgação

Estreia 

O Basquete Garça iniciará sua campanha na Copa São Paulo enfrentando a forte LSB, que também disputa o Campeonato Brasileiro da CBB. O jogo inaugural será no ginásio João Gonzáles, no próximo dia 15, às 17h, com entrada gratuita ao público. Ainda participaram do certame: Assis, Santos, São João da Boa Vista e Tatuí.