Bauru Basket começa bem no Paulista


Crédito – Andrews Clayton/Bauru Basket

Bauru (SP) – Vitória contundente – e com a “caverna” cheia! Assim pode ser definido o triunfo bauruense na noite desta quinta-feira (3). Diante de 1.754 pessoas no ginásio Panela de Pressão, o Dragão bateu a equipe de Mogi das Cruzes Basquete pelo placar de 80 a 65, em jogo válido pela 1ª rodada do Campeonato Paulista da Divisão Especial Masculina.

Apesar da diferença de 15 pontos, o duelo permaneceu equilibrado durante sua primeira metade. Como toda estreia, o nervosismo falou mais alto, e as defesas aproveitaram os erros para se sobrepor aos ataques adversários. Pelo lado mogiano, Guilherme Lessa e Gustavo Luiz até conseguiram fazer com que sua equipe abrisse uma boa margem em alguns momentos antes do intervalo.

Porém, a partir do 3º quarto, o time da casa aproveitou a energia vinda das arquibancadas para assumir o controle do jogo e construir sua vantagem. Alternando a marcação entre defesas por zona e individuais, o time da cidade sem limites freou o ímpeto adversário de um lado da quadra. Do outro, aproveitou os contra-ataques e a mão calibrada nos arremessos para virar o jogo.

Destaque para atuação de Dontrell Brite. Em noite inspirada, o armador norte-americano foi o cestinha da partida com 29 pontos anotados (16 deles no 3º quarto) –  além de outros sete rebotes e seis assistências. “Trocamos algumas peças da temporada passada, mas estamos entrando no ritmo. Temos jogadores jovens e experientes. Então nós vamos pra cima! “, disse o camisa #3 da equipe bauruense.

Saudade do time, expectativa para ver os reforços e valores promocionais de ingresso: com todos esses fatores somados, a Panela de Pressão foi um diferencial para que o Dragão saísse com o resultado positivo. “O que falar dessa torcida? Lotou a casa logo na estreia do Paulista”, disse Paulinho Scheuer, ala-pivô do Bauru.

O novo camisa #14 também foi um dos destaques da partida, encerrando o confronto com 11 pontos e sete rebotes. “ Conseguimos absorver essa energia e ir se soltando ao longo do jogo”, afirmou o jogador.

Apesar da boa atuação e do clima festivo junto à torcida, o treinador Jorge Guerra adotou um discurso cauteloso. “Ainda falta melhorar muito. Não construímos nem 20% da estrutura de jogo que a gente quer, principalmente em relação à parte tática. E ainda temos a entrada do Alex, que ficou de fora hoje, mas vai nos ajudar muito”, analisou o comandante.

Porém, ele reconheceu que a vitória dá confiança para a continuidade do trabalho – sobretudo pela oportunidade de rodar o elenco. “Esse apoio da torcida é importante para os jogadores jovens se sentirem aceitos. Então foi uma vitória importante por isso. O Gemadinha já um atleta formado, o Scheuer também fez um excelente jogo. Então a gente conseguiu revezar bem o tempo de todo mundo para preservar a nossa parte física”, finalizou Guerrinha.

Passada a expectativa pela estreia, o Bauru retorna à quadra no próximo domingo (6), quando viaja para São Paulo para medir forças contra o Corinthians. O duelo será às 18h, no Ginásio Wlamir Marques. A equipe alvinegra foi derrotada pelo o Pinheiros na 1ª rodada do Campeonato Paulista. Já o Mogi Basquete volta à quadra na segunda-feira (7) contra o Paulistano, às 19h, no Ginásio Hugo Ramos.

Vale lembrar que o Campeonato Paulista possui 10 times participantes. Eles jogarão entre si na fase inicial, em turno único. Posteriormente, as equipes classificadas de primeiro ao quinto lugar irão se enfrentar com o mando invertido da etapa inicial, definindo, assim, as posições finais para o mata-mata.

Já os demais times, posicionados de sexto ao décimo lugar, também se enfrentarão na segunda etapa com o mando invertido. Os três melhores desta chave se juntam aos cinco qualificados do outro grupo para a disputa do playoff das quartas de final. Depois, os quatro classificados de cada confronto jogarão o Final Four, de onde sairá o campeão.