Brasil é vice-campeão do Sul-americano da Venezuela


A anfitriã Venezuela garantiu a conquista do título

Em jogo disputado ponto a ponto e decidido no minuto final, o Brasil ficou com a medalha de prata no 47º Campeonato Sul-americano Adulto Masculino, realizado no Poliedro de Caracas, na Venezuela. No sábado (02 de julho), na partida final, a Seleção Brasileira Masculina foi superada pela anfitriã Venezuela por 64 a 58 (35 a 33 no primeiro tempo). O cestinha da partida foi o venezuelano Greg Vargas, com 21 pontos, enquanto o principal pontuador do Brasil foi o ala Marcus Toledo, com 13 pontos, seis rebotes, duas assistências e três recuperações de bola.

“Fizemos um jogo muito bom, soubemos controlar a partida e a pressão do ataque adversário. E com uma boa defesa conseguimos que eles pontuassem na casa dos 60 pontos. Mas infelizmente no final não tivemos a mesma tranquilidade da partida contra a Argentina para finalizar e vencer. Foi uma pena e fica um gostinho deque podíamos ter sido campeões. Perdemos para uma grande equipe que estava praticamente com sua seleção principal, que teve uma boa fase de preparação, com treinos e jogos na Europa”, avalia o técnico Gustavo De Conti. 

Outros destaques da equipe nacional foram o ala/pivô Jefferson William (12 pontos, quatro rebotes e duas assistências), o ala Léo Meindl (dez pontos, quatro rebotes, uma assistência e uma recuperação de bola), o armador Fúlvio Chantia (nove pontos, dois rebotes, sete assistências e uma recuperação de bola) e o ala/pivô Olivinha (oito pontos, oito rebotes e duas recuperações de bola). 

Os cinco primeiros colocados do Campeonato Sul-americano (Venezuela, Brasil, Uruguai, Argentina e Colômbia) garantiram a vaga no FIBA Américas 2017, novo sistema classificatório para a próxima Copa do Mundo de 2019.

Jogaram pela Seleção Brasileira: Fúlvio de Assis (9pts, 2reb, 7assist e 1recup de bola), Léo Meindl (10pts, 4reb, 1assist e 1recup de bola), Marcus Toledo (13pts, 6reb, 2assist e 3recup de bola), Olivinha (8pts, 8reb e 2recup de bola) e Rafael Mineiro (4pts e 5reb). Entraram: Jefferson Andrade (12pts, 4reb e 2assist), Davi Rossetto (1reb e 3assist), Lucas Mariano (2pts), Henrique Coelho e Gui Deodato. Técnico: Gustavo De Conti. 

 

Classificação Final

1º- Venezuela; 2º- Brasil; 3º- Uruguai; 4º- Argentina; 5º- Colômbia; 6º- Paraguai; 7º- Chile; 8º- Bolívia