FPB define diretrizes referentes ao Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 “ 2016


A competição será iniciada no dia 09 de julho de 2016

A Federação Paulista de Basketball (FPB) definiu algumas diretrizes referentes ao Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2016, durante reunião ocorrida na tarde de segunda-feira (07 de dezembro), em sua sede, na cidade de São Paulo (SP). O encontro contou com a presença de boa parte dos representantes das agremiações qualificadas para a disputa desta competição, além dos integrantes da diretoria da entidade.

“O início do campeonato está agendado para 09 de julho de 2016, transcorrendo até final de outubro. Caso alguma agremiação paulista venha a ser finalista do Novo Basquete Brasil (NBB), esta iniciará sua participação no estadual somente em 20 de julho”, explica Enyo Correia, presidente da Federação Paulista de Basketball (FPB).

A disputa será composta pelas 12 agremiações pré-qualificadas e a presidência poderá convidar mais duas equipes para compor o total de 14 participantes. O convite poderá ser feito as equipes que assegurarem: a composição de uma equipe tecnicamente qualificada, patrocínio que lhes oportunize condições reais de atender a demanda na participação e o recolhimento de taxa de inscrição específica para esta condição de ‘convidado’. Foi esclarecido também que, por determinação estatutária, este convite somente pode ser feito a agremiações sediadas no Estado de São Paulo e que estejam devidamente filiadas à Federação Paulista de Basketball (FPB).

As agremiações inscritas foram divididas em duas chaves, com as suas composições seguindo o critério técnico estabelecido no ano anterior. Assim sendo: 

 

Grupo A

São José Basketball (campeão de 2015)

Paulistano/Corporte (quarto colocado)

Basquete Osasco (quinto colocado)

EC Pinheiros (sétimo colocado)

Franca BC (nono colocado)

Internacional/FUPES (vice-campeão do Paulista da 1ª Divisão)

Convidado a ser escolhido por sorteio

 

Grupo B

Mogi das Cruzes/Helbor (vice-campeão)

Rio Claro Basquete (terceiro colocado)

América/UNIRP/Rodobens/SMEL/3M (sexto colocado)

Paschoalotto/Bauru BT (oitavo colocado)

Liga Sorocabana de Basquete (décima colocada)

XV de Piracicaba (campeão do Paulista da 1ª Divisão)

Convidado a ser escolhido por sorteio

 

De acordo com o regulamento, haverá o descenso das agremiações que, ao final da competição, obtiverem as duas últimas colocações. 

Durante a reunião ficou acertado ainda que todos os ginásios que sediarão os jogos do Paulista deverão dispor, obrigatoriamente, de quadras com piso de madeira, além disso, já está proposto que a partir de 2017, o piso seja de madeira ‘flutuante’. A participação neste campeonato está condicionada à presença em campeonatos da FPB nas categorias Sub-17 ou Sub-19 masculinos ou em três campeonatos de base masculinos e/ou femininos ou ainda no adulto feminino. Para a 1ª Fase do Campeonato (Fase de Classificação), estará liberada, em cada partida, a participação de atletas inscritos nas categorias Sub-19 e/ou Sub-22.