FPB realiza Acampamento Virtual Feminino para Oficiais de Basquete


Crédito – Divulgação/FPB

São Paulo – A Federação Paulista de Basketball, através da Academia FPB, realizou nas noites de terça e quarta-feira,  o Acampamento Virtual Feminino para Oficiais de Basquete. O evento, que deu continuidade ao trabalho iniciado em prol do fortalecimento das oficiais mulheres em 2017, contou com 60 oficiais de quadra, mesa e estatística que participaram de palestras voltadas ao aprimoramento técnico, ao sucesso da mulheres no basquete e aos cuidados com a saúde da mulher.

O evento contou com uma mensagem de boas-vindas do presidente Enyo Correia após palestras específicas para cada função. A árbitra internacional Andreia Regina Silva discorreu sobre o tema “autoavaliação baseada em ferramentas audiovisuais”, em que trouxe sua experiência das rotinas de preparação e avaliação em grandes competições, a partir do uso dos recursos tecnológicos.

A oficial de mesa internacional do Distrito Federal Zilda Pessoa, abordou as técnicas e conceitos da comunicação assertiva para o trabalho em equipe na mesa de controle e, a oficial de estatística internacional Viviane Bezerra apresentou o tema “competências para atuação de alta performance”, enfatizando como as oficiais podem adquirir novas habilidades para um trabalho excelência.

Para encerrar a primeira noite, a psicóloga de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol – CBF, Dra. Marta Magalhães, apresentou o programa desenvolvido com as árbitras de futebol que mudou o cenário da arbitragem feminina e as colocou, por seu mérito e competência, no lugar mais importante: “onde elas querem estar”. A palestrante falou ainda sobre o desenvolvimento do trabalho voltado para a autorregulação, como auxiliou as oficiais durante a pandemia e destacou que as mulheres devem ser reconhecidas pela excelência com que desempenham sua função em quadra, basta se dedicarem e estarem preparadas para as oportunidades.

Na segunda noite, a Dra. Maíta Poli de Araújo, ginecologista e médica do esporte da UNIFESP e do Instituto do Atleta – INA, conduziu uma palestra sobre “saúde e cuidados da mulher”, desmistificando as fases pelas quais as mulheres passam em sua vida, dando dicas sobre qualidade de vida e ratificando a importância da realização dos exames de rotina para prevenção de doenças como o câncer de mama e de cólo do útero, motivo do “Outubro Rosa”. Em seguida, uma grande roda de diálogo com perguntas e respostas se formou, possibilitando o esclarecimento e orientações para as dúvidas das oficiais.

Para finalizar o evento, a palestrante internacional Gabriela Schaer, ex-árbitra e Delegada Técnica da FIBA, abordou o tema “transições na carreira e de carreira”, destacando as oportunidades que o basquete apresenta às oficiais após retirarem-se de suas funções. Em sua abordagem, Gabriela enfatizou a importância de respeitar seus valores pessoais, questionar-se constantemente sobre o quanto as decisões tomadas aproximam ou afastam as oficiais do objetivo traçado e preparar-se continuamente para aproveitar as oportunidades que surgem na jornada de cada uma.

O desenvolvimento da arbitragem feminina – entenda-se oficiais de quadra, mesa e estatística – é um dos pilares para o crescimento da própria modalidade. A partir do relato de mulheres de sucesso, como as palestrantes do Acampamento Virtual Feminino para Oficiais de Basquete, as participantes foram provocadas a refletir sobre o lugar que desejam ocupar dentro e fora das quadras, com autoconhecimento e competência técnica.