FPB realiza reunião de orientação e teste físico para oficiais


O encontro aconteceu na ACM Centro, em São Paulo (SP)

Os oficiais de quadra e mesa, que integram o quadro da Federação Paulista de Basketball (FPB), estiveram reunidos na manhã deste domingo (26 de junho), na unidade Centro da Associação Cristã de Moços (ACM), na cidade de São Paulo (SP), para as orientações de condutas durante os jogos do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2016, que terá início no mês de julho. 

O diretor de arbitragem, André de Almeida, esteve ao lado dos experientes árbitros Marcos Ferreira, Francisco Ferreira Lima Filho e José Carlos Pelissari para conversar com os presentes. “Entre os vários assuntos abordados, foi ressaltada a importância de um bom trabalho durante os jogos do estadual que se iniciará em breve”, explica Almeida, feliz pelo bom andamento do evento.

“Tudo correu tranquilamente, a maioria dos oficiais compareceu, não estiveram presentes apenas aqueles que estão trabalhando em competições internacionais. Todos os mesários e árbitros se comprometeram a fazer um grande Campeonato Paulista, já que estão empenhados nesse sentido e acredito que tudo vai correr muito bem”, acrescenta André.

Além da parte teórica, os oficiais de quadra realizaram a habitual avaliação física. “Todos os árbitros foram bem no teste físico e acabaram aprovados, sem qualquer reprovação. Passamos a eles também as diretrizes de como deve ser dirigido o campeonato, por isso, foi acredito que foi um encontro bastante proveitoso, fato este que nos deixa a expectativa que teremos uma grande competição”, explica André.

Este teste físico serviu para medir o esforço físico dos árbitros durante o deslocamento em um trecho de 20m, de acordo com o ritmo de um sinal sonoro: trata-se do teste de Leger, que foi aplicado de forma adaptada, sendo oito minutos para as árbitras e árbitros com mais de 31 anos e nove minutos para os oficiais com idade inferior a 31 anos.  

“Como forma de aprimorar os testes e oferecer um caráter mais científico, aplicamos o questionário IPAQ, versão reduzida, para estimar o nível de prática habitual de atividade física dos oficiais. Com esses resultados poderemos traçar o perfil de hábitos de atividade física nos oficias, reforçando a importância de se manter ativo fisicamente, tanto por questões de saúde, como por questões de qualidade no serviço de arbitragem”, explica Sileno Santos, assessor de Marketing da FPB.

O relações públicas da Federação Paulista de Basketball (FPB), Braz Haro, esteve presente, representando a diretoria da entidade.