Ituano apresenta novos reforços


Itu (SP) – O Ituano Basquete anunciou mais reforços para a disputa da LBF 2022. Tratam-se da armadora Débora Costa, atleta da Seleção Brasileira, da pivô Gil Justino, que integra a Seleção Militar da Força Aérea Brasileira (FAB), e das alas Tati Pacheco, que atuou pelo rubro-negro em 2019, e Julia Schmauch, vinda do LSB RJ.

Débora vestiu a camisa do Galo pela primeira vez no Campeonato Paulista do ano passado e, após seu encerramento, seguiu para a Espanha, onde atualmente defende o CB Jairis e permanecerá até o final da “Liga Femenina Challenge”.

A armadora tem 1,64m, atuou também pela Seleção Militar, é bicampeã da LBF, campeã pan-americana, bicampeã sul-americana, duas vezes dois bronzes da AmeriCup, campeã Mundial Militar e tetracampeã paulista; com passagens por Sesi Araraquara, Lulea Basket (Suécia), Unicaja (Espanha), Sampaio Basquete, entre outros clubes.

“[Estou] muito feliz em estar de volta ao Ituano e a minha expectativa é a melhor possível. Mesmo sabendo que será um campeonato difícil e competitivo, vamos com tudo, brigar por este título”, afirma Débora.

A pivô Gil, que tem 1,85m, também defendeu o Ituano Basquete anteriormente, no Campeonato Paulista de 2020, e retorna à equipe após defender o Vera Cruz Campinas no último estadual.

A atleta busca seu terceiro título da LBF e é também octacampeã paulista, bicampeã da Liga Nacional, campeã sul-americana por clubes; pela Seleção Brasileira, conquistou o bronze nos Jogos Pan-Americanos, foi campeã pré-olímpica, campeã sul-americana, vice-campeã sul-americana e bicampeã Mundial Militar pela FAB.

“Eu estou feliz por estar de volta. Tive uma experiência anterior muito positiva no Ituano, gostei bastante da cidade e da estrutura que o clube nos fornece”, comenta Gil sobre seu retorno. “A expectativa é sempre a melhor, já estou me preparando, fazendo alguns trabalhos na academia; espero demais agregar na equipe, estou retornando para somar e me preparando da melhor forma para ajudar o Ituano a estar no topo da tabela. Sabemos que será um campeonato muito difícil e nossa preparação na pré-temporada será extremamente importante”, completa ela.

Apesar de ter jogado no rubro-negro quando o atual treinador, Bruno Guidorizzi, era assistente técnico, essa será a primeira experiência da atleta sob seu comando e ela se mostra confiante no que produzirão juntos: “eu já conhecia o Bruno, mas nunca trabalhei com ele diretamente como técnico, somente como assistente, na seleção e na minha passagem pelo Ituano no Campeonato Paulista. Sempre gostei muito da filosofia dele e tenho certeza que faremos um excelente trabalho”.

Tati tem 31 anos, 1,81m, e passagens por São José, Sport Recife, Uninassau/América, Uninassau, Estudiantes (Espanha), Sampaio Corrêa, Vitória De Guimarães (Portugal), e Vera Cruz Campinas. Em sua atuação anterior pelo Galo, ajudou a levar a equipe à sua primeira final do Campeonato Paulista, apesar do título não ter vindo.

A atleta vestiu também a camisa da Seleção Brasileira, com a qual conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima (2019) e o bronze da AmeriCup de Porto Rico (2019). Por clubes, tem um título da LBF na bagagem e está focada em conquistar o bicampeonato, tanto pessoal quanto para o rubro-negro.

“A outra passagem [pelo Ituano] não foi nem perto de como eu gostaria – nem individualmente e nem coletivamente. Agora, em uma situação totalmente diferente, espero que seja uma temporada de bastante trabalho e sucesso. E a expectativa é sempre a melhor possível. Espero ajudar o Ituano a conquistar o bicampeonato”, afirma a lateral.

A jovem atleta Julia Schmauch, por sua vez, tem 22 anos e 1,80. Apesar da pouca idade, a atleta começou a jogar com 5 anos, em sua cidade natal, Jaraguá do Sul (SC). Jogou pelo Basquete Jaraguá, ADC Bradesco, Sesi Araraquara e, no ano passado, defendeu o LSB RJ na LBF.

Em sua base, atuou pela Seleção Brasileira Sub-16 e Sub-17 e conquistou os títulos de campeã paulista Sub-17/Sub-19, vice-campeã da Copa América Sub-16 e vice-campeã sul-americana de clubes Sub-17.

“Estou muito contente em fazer parte de uma equipe vitoriosa como o Ituano, tenho certeza que trabalhar com nomes importantes do basquete me trará muitos desafios e evolução. A LBF tem tudo pra ter mais uma edição super competitiva e o objetivo é manter a equipe no topo”, comenta Julia.