Ituano Basquete bate o Sampaio e se mantém invicto nos confrontos em casa


Crédito – Juca Ferreira/Ituano Basquete

Itu (SP) – Jogando em Itu neste domingo, o Ituano Basquete conseguiu manter sua invencibilidade nas partidas em casa, ao vencer o Sampaio Basquete, por 74 a 68, e chegar a sua quarta vitória em cinco jogos na LBF.

O Galo teve um jogo difícil contra a equipe maranhense e viu as adversárias abrirem e dominarem o placar por boa parte do primeiro quarto, mas conseguiu se reabilitar nos minutos finais, fechando a etapa em 14 a 11. No segundo período, o rubro-negro manteve a crescente, pontuou mais e foi para o intervalo na liderança, em 39 a 31 (25 a 20).

O Sampaio retornou melhor do intervalo e diminuiu a vantagem, vencendo o terceiro quarto por 21 a 15. Mas a lateral rubro-negra Palmira foi ganhando cada vez mais espaço e, com um mais um grande desempenho, ajudou o Galo a se manter na frente, fechando o quarto final em 20 a 16 para o Ituano.

Destaque da equipe e vencedora do troféu Gol de melhor da partida, Palmira anotou 22 pontos e teve 18 de eficiência – em ambos os quesitos, atrás apenas de Gil Justino, pivô do Sampaio, cestinha com 26 tentos e maior eficiência com 25.

Apesar da premiação individual, a rubro-negra ressalta o bom trabalho coletivo e como suas companheiras a tem deixado em boa posição. “Sempre que ganho uma premiação individual, temos que falar do grupo, porque é um grupo que está crescendo coletivamente e está melhorando gradativamente. Fico muito feliz pela minha atuação, mas muito se deve em parte por minhas companheiras, que têm sido muito solidárias”, afirma ela.

Em um confronto equilibrado, o treinador do Ituano, Bruno Guidorizzi, destaca como ambas as equipes precisaram se adaptar para buscar a vitória: “hoje foi um jogo de bastantes detalhes, bastantes ajustes durante a partida inteira. O time do Sampaio começou com um plano de jogo, a gente fez ajustes para poder parar, passamos na frente, elas fizeram ajustes para buscar o jogo. Foi uma partida de detalhes que, no fim, soubemos aproveitar o melhor momento, uma Palmira inspirada, para poder sair com a vitória”, analisa o técnico.

Ainda nesta semana, na quinta-feira, o Ituano enfrenta o Vera Cruz Campinas, às 19h30, mais um vez no Ginásio Municipal “Ditinho Xavier”, em Itu, por partida remarcada do primeiro turno da LBF.