Ituano vence o Campinas e assume a liderança na LBF


Crédito – Nathane Agostini/Ituano

Itu (SP) – Quem acredita na “lei do ex” não ficou surpreso com a espetacular atuação de Patty Teixeira nesta quinta-feira, que ajudou o Ituano Basquete a vencer o Vera Cruz Campinas – sua ex-equipe -, por 68 a 66, no confronto realizado em Itu, pela LBF 2021. Resultado que colocou o Ituano na liderança da tabela, com 5 vitórias em 6 jogos e 11 pontos.

A lateral conquistou seu terceiro troféu MVP na liga nacional deste ano, ao anotar 22 de eficiência, além de ser também a cestinha da partida, com 24 pontos. “Fico feliz por mais uma vitória, cada jogo vamos nos superando e construindo nossa história. Foi um jogo difícil, mas soubemos lidar do começo ao fim e isso nos fortalece cada vez mais. E feliz por mais um troféu, com a ajuda das minhas companheiras, o pude receber novamente”, comemora Patty, enaltecendo também suas colegas.

A vitória do Galo, no entanto, teve outras grandes atuações das rubro-negras, que foram fundamentais para o resultado positivo; como a da armadora Joice, que disputou o troféu de MVP com sua companheira, ficando apenas um ponto atrás na eficiência, em 21, e fez 7 pontos, 8 rebotes e 6 assistências. Destaque também para a pivô Mari Dias, que registrou 15 pontos, 6 rebotes e 15 de eficiência.

“Saio feliz da partida, em poder estar ajudando na armação e suprindo este desfalque das nossas jogadoras que não puderam atuar hoje. Acho que a vitória veio em um bom momento, mostra como estamos entrosadas e confiantes em cada partida”, comenta Joice, mencionando as ausências de Alana, Iza e Letícia Josefino, que não puderam atuar por não estarem inscritas na data original desta partida.

O Ituano entrou focado na partida, mas encontrou um duelo equilibrado com a qualificada equipe do Vera Cruz. Alternando-se na pontuação, nenhuma das equipes conseguiu abrir grande vantagem no primeiro quarto, que terminou com a vitória do rubro-negro por 19 a 17. No período seguinte, o Ituano conseguiu estender um pouco o placar, levando a partida para o intervalo em 36 a 30 (17 a 13).

No segundo tempo, o Campinas voltou determinado a sair com a vitória, diminuiu a vantagem e empatou o terceiro quarto em 18 a 18 (parcial de 54 a 48 para o Galo). No período final, as visitantes chegaram a assumir a liderança e proporcionaram um fim de jogo emocionante, vencendo o quarto por 18 a 14; mas o Ituano soube se recompor e segurar a vitória.

“Essa vitória reforça a qualidade do nosso elenco, porque, apesar das jogadoras que não puderam atuar, a gente conseguiu se superar em quadra. Conseguimos construir uma vantagem – apesar do jogo ter acabado com uma diferença pequena, porque estávamos enfrentando uma grande equipe -, na maior parte do tempo, em que as atletas foram disciplinadas taticamente, intensas, a gente conseguiu abrir [a vantagem] e construir a vitória”, avalia o treinador rubro-negro, Bruno Guidorizzi.

O próximo confronto do Galo será no sábado, 08 de maio, às 18h, no Ginásio Municipal “Ditinho Xavier”, em Itu, contra o SESI Araraquara.