Justiça determina nomeação de interventor para conduzir eleição da CBB


Rio de Janeiro – Por decisão do desembargador César Cury, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira, o processo eleitoral da Confederação Brasileira de Basketball terá um interventor a partir de agora.

“Visando garantir a lisura do pleito eleitoral, determino a nomeação de um interventor, de confiança do juízo a quo, que deverá superintender o processo eleitoral”, afirma o desembargador em sua decisão.

Clique aqui e leia a decisão na íntegra.

Para entender o caso:

No último dia 12 de fevereiro, a juíza Flavia de Almeida Viveiros de Castro havia suspendido a realização da Assembleia Eleitoral da CBB. A chapa “Juntos pelo Basquete”, que tem Enyo Correia, presidente Federação Paulista de Basketball, como candidato à presidência da CBB, e Ely Toscano Pascoal, presidente da Federação Goiana de Basketball, como vice-presidente, entrou com pedido na Justiça para anular a decisão do Conselho de Administração que impugnou a chapa, por absoluta incompetência para receber e julgar o recurso interposto, restabelecendo-se a habilitação da mesma para a Assembleia Eleitoral.

A juíza acatou a solicitação da chapa “Juntos pelo Basquete” e deferiu o pedido de suspensão da Assembleia Eleitoral da CBB “para preservar o verdadeiro espírito da eleição da nova diretoria”.

Porém, no dia 16, por decisão de um desembargador de plantão, a suspensão foi revogada e confirmada a Assembleia. Mas, no dia em que estava marcada a eleição, 19 de fevereiro, o desembargador Cesar Cury restabeleceu a liminar da juíza, mantendo a suspensão da Assembleia Eleitoral da CBB.