Números do Campeonato Paulista Masculino da Divisão Especial Série A-1 impressionam


São Paulo – O Campeonato Paulista Masculino da Divisão Especial Série A-1, principal competição estadual do basquete brasileiro, começou a ser disputado há pouco mais de um mês e já teve sua fase classificatória finalizada e a fase decisiva está em quadra com o playoff das oitavas de final.

Os números da fase classificatória impressionam. Treze (13) participantes em busca do título da edição deste ano: Sesi Franca Basquete, Mogi das Cruzes Basquete, São Paulo, Esporte Clube Pinheiros, Basquete Osasco, LSB/Flex, América/Unirp/Smel Rio Preto, Corinthians, Sendi/Bauru Basket, Paulistano/Corpore, São José Basketball, Rio Claro Basquete e Unifae/São João da Boa Vista.

A primeira fase do Paulista, jogada em turno e returno, contou com 144 jogos e 10.957 pontos marcados. Dwight, do América, foi o cestinha até aqui, com 242 pontos.

Todos os jogos do Paulista têm transmissão ao vivo pela TVFPB. Na fase classificatória, a transmissão teve 697.309 visualizações e 10.459.635 minutos visualizados. Engana-se quem pensa que o campeonato estadual é só acompanhado no Brasil. Espectadores dos Estados Unidos, Rússia, Argentina e Turquia estão entre os países que mais assistiram à competição.

Com a finalização da fase classificatória: Franca, Mogi das Cruzes, Corinthians e Bauru avançaram direto às quartas de final. Os demais times, com exceção do América que encerrou sua participação, estão disputando o playoff melhor de três jogos das oitavas de final.

São Paulo e São José já deram um passo à frente. Venceram seus dois jogos, respectivamente, a Unifae e o Osasco, e estão garantidos na próxima fase. Pinheiros, LSB, Paulistano e Rio Claro brigam pelas duas últimas vagas.