Objetivos plenamente alcançados no fechamento da Clínica Internacional


O técnico norte-americano Terry Layton realizou dois dias de ministrações

A Clínica Internacional voltada aos técnicos e assistentes técnicos, ministrada pelo norte-americano Terry Layton, foi concluída neste domingo (21 de fevereiro), no ginásio do SC Corinthians Paulista, na Zona Leste da cidade de São Paulo (SP), com os objetivos plenamente alcançados. O evento, que foi uma realização da Federação Paulista de Basketball (FPB) em parceria com o SC Corinthians Paulista, contou com a ilustre presença do presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Carlos Nunes.

“Creio que os objetivos foram plenamente alcançados neste primeiro evento que realizamos nesta temporada em prol do crescimento dos nossos técnicos e assistentes, que foi muito salutar a todos. Tivemos um número bastante expressivo de participantes, o que nos deixa contentes e animados para seguir com esse tipo de ação ao longo do ano”, comenta o presidente da Federação Paulista de Basketball (FPB), Enyo Correia.

“Procurei passar alguns conceitos que julgo importante do jogo, visando acrescentar algo aos participantes”, complementa o conceituado técnico Layton, que tem uma vasta experiência em eventos como esse, uma vez que ministrou clínicas em diversos países.

A programação deste dia final começou com o professor doutor Dante de Rose Júnior ministrando uma importante palestra sobre o Basquete Educacional. Em seguida, o coach Layton deu sequência ao trabalho de quadra, abordando diversos aspectos do jogo.

“Neste final de semana, tivemos uma grande oportunidade de fomentar o basquete no âmbito dos técnicos, pois o coach Layton proporcionou a todos os participantes, grandes reflexões sobre situações do jogo, desde aos mais jovens técnicos até aos mais experientes. A meu ver, essas reflexões dentro da comunidade nosso esporte fazem com que São Paulo continue na vanguarda do basquete brasileiro”, comenta o técnico Júlio Malfi, do time adulto América de São José do Rio Preto.

“A clínica veio no momento oportuno e a Federação Paulista está de parabéns pela realização. O coach Taylor é um cara excepcional. Tudo o que nos foi ensinado é e será de grande importância para o trabalho que vamos realizar a partir de agora com nossos atletas”, acrescenta Isaías de Souza, técnico da equipe sub-12 do Internacional/FUPES (Santos) e do adulto do Vila Souza AC (Guarujá).

“A meu ver foi importante, principalmente, pela forma como o coach Terry Leyton abordou os temas, de forma bem didática, fugindo do padrão normal de uma clínica deste porte. Esta forma de abordagem foi muito importante, principalmente, aos jovens técnicos, já que ele procurou dar dicas importantes na condução e postura em treinos e jogos. Como também mostrando que, a pesar do basquete ter evoluído nos últimos 30 anos, os princípios que norteiam seu aprendizado e iniciação, permanecem praticamente os mesmos, em que o domínio corporal e os fundamentos básicos merecem uma atenção especial e isto ele enfatizou na parte prática da clínica”, relata Carlos Castilho, assistente técnico da equipe adulta do Basquete Osasco.

“Esta iniciativa da clínica por parte da Federação Paulista precisa acontecer com mais frequência, principalmente, focada para o trabalho de formação e das categorias iniciais, visto que a maior preocupação que vejo atualmente é como os jovens atletas estão sendo formados, principalmente, porque as faculdades de Educação Física, cada vez menos abordam o conteúdo das principais modalidades esportivas de forma satisfatória”, complementa Castilho.

No primeiro dia, ocorrido no sábado (20 de fevereiro), além das explanações da apresentação de Terry Layton e dos trabalhos iniciais em quadra, ocorreu também uma palestra com o professor Jefferson José do Valle, coordenador do MBA Gestão e Marketing Esportivo da Trevisan Escola de Negócio.