Osasco derrota São Bernardo e é campeão dos Jogos Regionais


A competição foi realizada em São Bernardo do Campo (SP)

O Basquete Osasco, representando a cidade de Osaasco, derrotou São Bernardo do Campo por 91 a 65, na terça-feira (12 de julho), e conquistou o título dos Jogos Regionais de 2016, realizados no ginásio do Complexo Esportivo da Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo (SP). A equipe do técnico Ênio Vecchi mostrou domínio e superioridade durante todo o jogo e comprovou a boa campanha no torneio. 

O confronto foi a reedição da final de 2015 – quando o time do ABC paulista levou a melhor – e também da decisão dos Jogos Abertos de Barretos (SP) do mesmo ano, com o ouro do Osasco. Agora, o novo triunfo osasquense veio com a boa atuação coletiva dos atletas, fruto do longo trabalho desenvolvido. O armador Thyago Aleo e os alas Rodrigo Biro e Fabio, inclusive, são os remanescentes da prata dos Regionais da temporada passada. 

“A equipe correspondeu à expectativa, que era sair daqui campeã. E acredito que seja um título inédito para nós, deve ser comemorado. As condições que hoje o basquete encontra na cidade de Osasco, a estrutura, a seriedade e o compromisso que os jogadores vêm apresentando em relação ao time são fundamentais para que possamos estar nas grandes finais e conquistar títulos. Isso só reforça o crescimento do basquetebol osasquense”, disse o experiente treinador Ênio Vecchi. 

Para conseguir a medalha de ouro, o Basquete Osasco venceu os times de Praia Grande (93 x 43) e de Itanhaém (102 x 41) na primeira fase. Já na semifinal, aplicou 79 a 71 sobre o rival de Santos, que ficou com o bronze ao bater Cubatão por 96 a 79. 

“O sentimento de todo o grupo é de muita alegria, pois é sempre importante iniciar a temporada com uma conquista tradicional como a dos Jogos Regionais. Estamos no caminho certo e tenho certeza que demos os primeiros passos para um grande Campeonato Paulista”, destacou Rodrigo Biro.

O Basquete Osasco faz a sua estreia no Estadual no dia 23 de julho, às 18h00 (de Brasília), no ginásio Geodésico, o “Ninho da Coruja”, em Osasco (SP), contra o Rio Claro Basquete. Na edição de 2015, a equipe fez boa campanha e terminou na quinta colocação.

“Os Jogos Regionais já serviram de referência para o Paulista, porém temos certeza de que temos muito trabalho pela frente. O nosso time tem condições de se apresentar muito bem, como no ano passado. Vai haver um equilíbrio devido à diminuição do número de equipes, mas também uma qualidade maior. Será um campeonato fantástico, talvez um dos mais fortes de todos os tempos, com todos os jogos sendo decisivos. O importante é chegar aos playoffs com uma boa colocação, entre os quatro primeiros se possível para ter a vantagem de jogar em casa”, avaliou Vecchi.

Durante o mês de maio, o Osasco realizou pré-temporada na China e conquistou o vice-campeonato do Torneio Quatro Nações, a primeira medalha internacional do clube.