Osasco e Tatuí decidem o título da Copa São Paulo neste domingo em Sorocaba


Crédito – Marina Gouvêa/LSB

Sorocaba (SP) – Basket Osasco e Basquete Tatuí decidem, neste domingo, a partir das 13h, o título da Copa São Paulo Adulto Masculino, que está sendo disputada no Ginásio Dr. Gualberto Moreira, em Sorocaba. Na preliminar, às 11h, a LSB, anfitriã do Final Four, enfrenta o Assis Basket na disputa de terceiro lugar da competição. Os dois jogos terão transmissão ao vivo pela TV FPB – canal GCS Sports no YouTube. Devido à pandemia, a Copa São Paulo está acontecendo sem a presença de público no ginásio.

Clique aqui para assistir ao vivo.

Clique aqui e veja a Galeria de Fotos.

“Fiquei muito contente com a retomada do basquetebol, primeiro campeonato dentro do Estado de São Paulo. Foi um planejamento de três, quatro meses junto aos clubes, trabalhando todos os processos de segurança, formatação e realização dos campeonatos. É um momento de muita satisfação vermos esse planejamento sendo concluído com o início das competições. Esperamos agora a Copa São Paulo Feminina e, na sequência, a Divisão Especial Masculina e Feminina. Em novembro teremos as nossas “bolhas” das categorias de base”, afirmou Enyo Correia, presidente da FPB.

Após seis de paralisação, a bola laranja enfim voltou à quadra neste sábado. No primeiro jogo do Final Four da Copa São Paulo, o Basquete Tatuí garantiu sua vaga na final da Copa São Paulo ao derrotar o Assis Basket, por 106 a 82 (53 no 39 primeiro tempo).

E foi uma vitória construída graças a uma defesa muito forte, além de um sistema ofensivo bem definido, que foi bem treinado ao longo da pré-temporada. E o bom desempenho defensivo permitiu que o time comandado pelo técnico Julio Malfi atacasse com maior tranquilidade, colocando em prática tudo o que foi trabalhado nos treinamentos.

Dessa forma, a vantagem foi crescendo gradativamente, pois o Basquete Tatuí venceu os três primeiros quartos: 24 a 18 (primeiro quarto), 29 a 21 (segundo quarto) e 33 a 12 (terceiro quarto). Apenas nos dez minutos finais, o time assisense ficou em vantagem, mas sem alterar o panorama da partida (20 a 31).

“Foi uma vitória importante, porque a nossa defesa correspondeu às três semanas de treinamento, no ataque ainda temos que melhorar bastante, mas leva tempo. Para o Basquete Tatuí poder disputar uma decisão nesse retorno, contra uma equipe que vai disputar a Série A-1 do Campeonato Paulista, é sempre especial e um grande orgulho”, comentou Malfi.

“Vitória maiúscula, que foi além das expectativas, já que conseguimos logo colocar o nosso jogo e chegamos ao resultado positivo importante, que nos garante na decisão. Importante também que conseguimos poupar alguns jogadores ao longo do segundo tempo”, completou o pivô Wiliam Drudi.

No segundo jogo do dia, o Basket Osasco venceu a LSB, por 64 a 56, e também se classificou para a final deste domingo.

O ala-armador Edu Mariano foi o cestinha da partida, com 16 pontos. Ele ainda pegou seis rebotes e deu três assistências. Outros destaques da Coruja foram o ala-pivô Franklin, com 10 pontos, dois rebotes e duas assistências, o ala-armador Thiaguinho, com 10 pontos e três rebotes, e o pivô Lupa, que fez sua reestreia com direito a nove pontos, sete rebotes e duas assistências nos 20 minutos que esteve em quadra.

“Tivemos um primeiro tempo difícil, mas no segundo, conseguimos arrumar a defesa para conquistarmos essa importante vitória. Agora, é descansar para fazer um grande jogo neste domingo. Estamos nos entrosando e na final temos que marcar forte e nos concentrarmos do início ao fim”, destacou Edu Mariano.