Renato Lamas vira supervisor de Limeira


Após se aposentar das quadras, Renato ajudará a equipe limeirense fora delas.

Depois de jogar 20 anos profissionalmente no basquete, o ala Renato Lamas anunciou neste final de semana sua aposentadoria das quadras. “Valeu muito a pena! Eu me acho um cara de muita sorte, pois tive companheiros que foram fundamentais na minha carreira, muitos amigos e muitas pessoas que compartilharam esses momentos de grande alegria”, disse.

Nascido em Belo Horizonte (MG), Renato começou a jogar basquete no Esporte Clube Ginástico. Em 1998, chegou a Ribeirão Preto (SP), se profissionalizou e rapidamente formou uma equipe vitoriosa, conquistando vários títulos importantes como o Campeonato Brasileiro (2003) – eleito MVP do torneio – e o Tetracampeonato Paulista (2002, 03, 04 e 05). Depois de uma passagem pelo Paulistano, Renato chegou a Limeira em 2007 e logo foi campeão dos Jogos Abertos do Interior, mas foi na temporada seguinte (2008/09), que deixou sua principal marca na cidade: foi o capitão da conquista do primeiro título paulista do time. Depois atuou por São José e Pinheiros e conquistou mais um título paulista em cada equipe (2009/10 e 2011/12). Voltou à sua cidade natal para defender o Minas Tênis Clube, mas escolheu Limeira para encerrar sua carreira. Na sua última temporada (2013/14), Renato foi o quarto maior pontuador do elenco que levou a cidade paulista à inédita vaga em um torneio sul-americano. O ala teve médias de 7 pontos, 3 rebotes e 2 assistências por partida. Pela Seleção Brasileira, foi campeão Sul-Americano (2003) e Pan-Americano (2003).

Agora, aos 36 anos, Renato Lamas encerra a carreira de jogador e se firma na história do basquete limeirense como o sexto maior cestinha da equipe. Na sua nova função, na supervisão do time, Renato substitui Otávio Troyano, que se tornou assistente técnico da equipe principal. “Eu estou muito empolgado com essa oportunidade, estou me sentindo em uma final de campeonato querendo ser o melhor. Eu espero corresponder e ajudar da melhor forma possível, passando tudo que aprendi ao longo desses anos”, afirmou. “A expectativa para esta nova temporada é a melhor possível, pois montamos um time extremamente competitivo para todas as competições que vamos disputar. Além disso, temos um time com grandes pessoas, o que facilita muito nosso trabalho”, conclui Renato.