Seleção Brasileira Feminina inicia preparação em Campinas


O grupo se prepara para o Sul-americano e Jogos Olímpicos

A Seleção Brasileira Adulta Feminina se apresentou, nesta segunda-feira (02 de maio), em Campinas (SP), para dar início à primeira fase de preparação para o 35º Campeonato Sul-americano da Venezuela, de 20 a 26 de maio, e os 31º Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, de 06 a 21 de agosto.

“Essa é a nossa primeira etapa da preparação, um laboratório. Ainda não é uma convocação definitiva para a Olimpíada. Vamos inserir as jogadoras que atuam na WNBA, além de outras que não foram chamadas, mas ainda podem aparecer. Estamos mostrando a todos que o basquete não está morto. É o momento de resgatar a nossa modalidade”, disse Barbosa.

O preparador físico da Seleção Brasileira, Clóvis Haddad, o Vita, não vai dar descanso ao grupo. A preocupação com as jogadoras é evidente. Vita explica que precisa ter cuidado nas atividades, por isso, irá acompanhar a deficiência e os pontos fortes de cada uma. Assim, pode fortalecê-las e prepará-las para as adversidades da temporada.

“Nesse primeiro momento vamos reconhecer a condição física de cada uma das atletas, uma vez que elas estão se apresentando de forma bem diferente no que diz respeito à condição física. Vamos tentar alinhas essa situação para uma boa performance no Sul-americano. É um trabalho muito simples onde vamos priorizar os trabalhos de quadra e tentar trazer uma homogeneidade para o grupo até a competição. Elas veem da Liga de Basquete Feminino (LBF) em que estavam em plena atividade. Vamos fazer uma correção de rumos para colocá-las em condições para jogar”, analisou o preparador.

Antes do Sul-americano, que será disputado em Barquisimeto, a Seleção Brasileira irá disputar três amistosos contra Cuba. O primeiro está marcado para o dia 12 de maio, às 20h30 (de Brasíli)a, no ginásio do SESC Santo Amaro, em Recife (PE). Os outros dois serão realizados nos dias 14, às 17h00, e 15, às 11h00, na Arena Concórdia, em Campinas (SP).

“Nesse intervalo até o Sul-americano teremos três amistosos contra a seleção de Cuba. Vamos priorizar o trabalho de força, corrigindo a condição muscular das atletas. Para o trabalho específico de quadra vamos aproveitar bastante os treinos técnicos e táticos, além de melhorar o condicionamento já para esses amistosos para que possam apresentar uma condição de suportar bem os jogos. Mas a nossa preocupação principal é o aspecto tático”, avaliou Vita.

Com média de Idade de 30 anos, a Seleção Brasileira é composta por atletas de diferentes faixas etárias. Vita explicou o trabalho que será realizado com cada uma das jogadoras.

“O trabalho em si é o mesmo. O que diferencia é o volume de densidade de cada uma delas. A linha de trabalho é a mesma, mas durante a preparação vamos sentindo as jogadoras e dosando para a necessidade de cada uma. Para o Sul-americano tenho certeza que irão chegar em condições boas e o trabalho físico será capaz de suportar a demanda da competição”, complementou o preparador.