Seleção Brasileira Feminina segue treinando forte em Campinas


Na sexta-feira (10), o selecionado nacional realiza um jogo-treino

Se treinar duas horas por dia de segunda a segunda e se alimentar de forma regrada e restrita já é difícil para a maioria das pessoas, imagine a rotina de preparação da Seleção Brasileira Adulta Feminina. Só entre academia e treinamentos técnicos e táticos, sem falar em fisioterapia e outras obrigações do time são cerca de cinco horas diárias. A equipe nacional comandada pelo técnico Antonio Carlos Barbosa iniciou, na segunda-feira (06 de junho), os treinamentos com bola para os 31º Jogos Olímpicos Rio 2016, de 06 a 21 de agosto.

“Assim que a equipe se apresentou em Campinas para essa fase realizamos as avaliações físicas necessárias com o grupo. E nessa semana iniciamos os treinamentos com bola, mas buscando ao lado da preparação física fazer um trabalho que compatibilize com a parte física das jogadoras. No atual momento a prioridade é o condicionamento físico da equipe. Então estamos trabalhando com técnica individual e treinamento tático em conjunto buscando a assimilação dos movimentos. Sabemos que haverá um desgaste grande no trabalho físico, então o trabalho com bola não pode desgastá-las ainda mais. É um treinamento planejado e está sendo feito em cima do trabalho da preparação física”, explicou Barbosa. “Sinto as meninas extremamente motivadas e buscando realmente um trabalho sério, consistente e a cada dia uma melhora. Isso é um cenário animador, pois nota-se que é uma equipe que sabe o que quer buscar”, completou o treinador.

Animada com a oportunidade de disputar sua primeira Olímpiada, Tainá da Paixão admite que não é nada fácil não poder levar uma vida “normal”, mas acredita que todo esforço vale a pena quando se tem um objetivo maior. “Estamos com uma rotina forte de preparação desde a apresentação para o Campeonato Sul-americano da Venezuela, no mês passado. Estou muito feliz de poder estar aqui novamente realizando a preparação junto com a equipe para os Jogos Olímpicos do Rio. Espero ficar no grupo das 12 e poder contribuir ainda mais. A nossa rotina na seleção consiste basicamente em uma boa alimentação, treino e descanso. Claro que é uma rotina bastante cansativa, mas sabemos também que é necessário para termos sucesso no que escolhemos para nossas vidas. Nada vem de graça”, contou a armadora, de 24 anos e 1m72.

A equipe nacional segue a preparação em tempo integral (10h00 às 11h30 e 17h30 às 19h30), na Arena Concórdia, em Campinas (SP). Nesta sexta-feira (10 de junho), às 17h00 (de Brasília), a Seleção Brasileira enfrenta a equipe Sub-19 masculina de Valinhos, no ginásio Municipal Vereador Pedro Ezequiel da Silva, em Valinhos (SP).