Seleção Brasileira Sub-18 embarca para o Mundial 3×3


A competição será realizada em Cazaquistão

A Seleção Brasileira Masculina de Basquete 3×3 embarca, nesta segunda-feira (30 de junho), para a disputa do Campeonato Mundial Sub-18 de Astana, no Cazaquistão, de 1º a 05 de junho. A equipe nacional será formada por Fabrício Veríssimo (RJ), Felipe Franklin Santos (SP), Luiz Felipe de Paulo Silva (SP) e Marcelo Pires Duro (RS).

O Brasil, quinto colocado no ranking mundial da FIBA, está no Grupo D e terá como adversários na primeira fase a Hungria, 4ª do ranking (quinta, dia 02 às 08h30 de Brasília), Filipinas, 13ª (quinta, 02 às 10h40), Espanha, 20ª (sábado, 04 às 09h10) e Nova Zelândia, 12ª (sábado, 04 às 10h40). Apenas os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para as quartas de final.

O Grupo A é formado por Bélgica (16º), Egito (17º), Eslovênia (9º), Holanda (1º) e Uruguai (8º). No B ficaram Andorra (10º), Argentina (15º), China (7º), Geórgia (18º) e Turquia (2º). E o C é composto por Catar (14º), Cazaquistão (19º), Indonésia (6º), Itália (11º) e Romênia (3º).

Mineiro de Caxambu e sobrinho do ex-jogador Irineu Toledo Júnior, o Bill, o pivô Felipe Franklin Santos participa de sua primeira competição internacional. O atleta do Mogi das Cruzes Basquete (SP) começou a praticar o basquete na escolinha do Banespa (SP) com apenas dez anos por influência de seu tio. Depois defendeu o Paulistano e o Palmeiras.

“Até hoje só joguei em competições adultas no 3×3 e sei que consegui uma boa experiência. Estou muito ansioso para estrear no Mundial, mas tento manter a mente fria. Temos todas as condições de fazer um bom campeonato. É claro que num Mundial não existe jogo fácil. Precisamos colocar um foco e manter a cabeça no lugar. Na quadra são três contra três e ninguém e melhor do que ninguém. Fiquei muito feliz com a convocação”, explicou Felipe, que jogou o Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-17 por Minas Gerais, em 2015.

O Instituto Janeth Arcain abriu as portas do basquete para o ala-pivô Luiz Felipe de Paulo Silva quando ele tinha oito anos. Depois jogou no Palmeiras e no Paulistano. Em 2013 resolveu praticar o 3×3 depois de ver publicações na internet e não parou mais.

“O espírito coletivo vai ser fundamental para conseguirmos obter bons resultados e uma boa classificação. Quero contribuir com a minha experiência para o sucesso da equipe no Mundial. Tenho um bom corte, domínio de bola visão de jogo e condições de armar o time. Tenho certeza que vamos representar muito bem o Brasil na competição”, afirmou Luiz Felipe, que garante ter feito uma boa pesquisa sobre o Cazaquistão. “É verdade. Afinal de contas não se houve falar muito desse país. Mas agora já estou bem informado”.

Segundo o Departamento Técnico da CBB, a Seleção Brasileira foi convocada de acordo com os critérios da Federação Internacional de Basketball (FIBA), com os quatro atletas convocados tendo disputado no mínimo duas competições válidas para o ranking mundial nos últimos doze meses.

De acordo com o regulamento, participam do Campeonato Mundial Sub-18 os países classificados até o 20º lugar no ranking da FIBA. Por esse motivo, a Seleção Brasileira Feminina não irá participar da competição.

Seleção Brasileira Sub-18 Masculina
Fabrício da Silva Veríssimo – Ala-Armador – 1,90m – 17 anos – Botafogo FR (RJ) – RJ
Felipe Franklin Santos – Pivô – 2,01m – 18 anos – Mogi das Cruzes Basquete (MG) – SP
Luiz Felipe de Paulo Silva – Ala-Pivô – 1,98m – 18 anos – Atitude Basquete/ Prefeitura de Jandira (SP) – SP
Marcelo Pires Duro – Armador – 1,85m – 17 anos – Sogipa (RS) – RS
Chefe da Delegação: Francisco Oliveira