Tácito Filho e Marquinhos Abdala lançam programa voltado ao treinamento


O “BasqueTácito” tem uma série de atividades em prol da modalidade

O experiente técnico Tácito Pinto Filho e o ex-jogador Marquinhos Abdala se uniram para colocar em prática o “BasqueTácito”, que conta com uma série de atividades em prol do desenvolvimento do basquetebol, voltado diretamente aos seus praticantes. As atividades desenvolvidas são estas: treinamento personalizado para atletas (individual e pequenos grupos), clínicas para treinadores e também para atletas.

Para o criador, as atividades visam auxiliar diretamente aos jogadores e aos treinadores. “Queremos potencializar habilidades e qualidades, além de aumentar autoconfiança e trabalhar pontos que necessitam maior desenvolvimento e capacitação para o atleta. Atuaremos na atualização dos treinadores e também dividir experiências”, explica o Tácito.

Na visão de do ex-pivô da Seleção Brasileira, esse trabalho individualizado ajuda no desenvolvimento do jovem atleta, especialmente aqueles que estão dando os primeiros passos na carreira. “Creio que este trabalho pode ajudar no desenvolvimento dos atletas e dos treinadores, fato este que será importante para o futuro. Eu e o Tácito temos muita experiência e a expectativa é colocar todo o nosso conhecimento, além de tudo aquilo que vivenciamos ao longo da carreira, em prol dos nossos alunos”, complementa Marquinhos.

Maiores informações pelo telefone (11) 992-224-607 ou através do e-mail tacitopf@ig.com.br.

 

Tácito Pinto Filho

Nos últimos 37 anos, atuou desde a formação de atletas, até a alto rendimento; trabalhou em grandes clubes e associações, como a Fundação Bradesco, Escola Paulista de Medicina, SE Palmeiras, EC Sírio, AB “A Hebraica” de São Paulo, EC Pinheiros, São Paulo FC, Faculdade de Medicina Pinheiros-USP e Círculo Militar SP; foi um dos criadores e atuou como docente da Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol (ENTB); membro da comissão técnica da Seleção Brasileira (2006/2007), participando de treinamentos de seleções de base, bem como a produção de material técnico e ministrando palestras, clínicas, cursos, em congressos e faculdades; um dos autores do livro “Minibasquetebol na Escola”.

 

Marquinhos Abdala Leite

Jogador de basquetebol, técnico desportivo e palestrante em universidades, clubes e empresas; como jogador atuou pela Seleção Brasileira por mais de 15 anos, tendo sido capitão da equipe de 1978 a 1984; atuou pelo Fluminense FC, Pepperdine University (EUA), Emerson Color (Itália), EC Sírio, Sinudyne (Itália), CR Flamengo e EC Bradesco; pela Seleção Brasileira participou de três Olimpíadas: 1972 (Munique), 1980 (Moscou) e 1984 (Los Angeles) e de quatro Mundiais: 1970 (Iugoslávia), 1974 (Porto Rico), 1978 (Filipinas) e 1982 (Colômbia); principais conquistas pela Seleção Brasileira estão: vice-campeão Mundial (1970 – Iugoslávia), campeão Pan-americano (1971 – Colômbia) e vice-campeão Pan-americano (1983 – Venezuela); pelos clubes conquistou vários outros títulos : campeão Mundial Interclubes pelo EC Sírio (1979), vice-campeão italiano e vice-campeão europeu pelo Sinudyne (1980 – Itália) e vice-campeão mundial interclubes – EC Sírio (1983); no ano 2000, através de uma pesquisa realizada pela ESPN-Brasil, foi eleito por técnicos, jogadores, ex-atletas e dirigentes para integrar a “Seleção do Século”; técnico do EC Sírio e  do Vila Souza AC; em 2012 coordenou o projeto esportivo das comunidades de Heliópolis e Paraisópolis.