Thelma, mais oito jogadores de São Paulo: base da seleção campeã do Sub-15 no Uruguai


Enyo Correia, presidente da FPB, parabeniza a técnica do Pinheiros e da seleção pela conquista do Sul-Americano, 

A Seleção Brasileira Sub-15 é campeã Sul-Americana da categoria, em Montevidéu, no Uruguai. Além do título, o selecionado, que é comandada pela técnica Thelma Tavernari, do EC Pinheiros, da Capital Paulista, garantiu seu lugar na Copa América Sub-16 Pré-Mundial de 2019. Dos 12 jogadores que foram ao Uruguai, oito são jogadores de clubes de São Paulo.

Thelma, a incansável treinadora de mais de 105 títulos na carreira, técnica do sub-15 do EC Pinheiros, na Capital, só tinha elogios aos companheiros que trabalham na base nos clubes. “Para nós, do basquetebol brasileiro de base, que ouvimos por anos incansáveis que não tínhamos trabalho de formação, foi uma conquista que mostra o contrário, pois este trabalho, de fato, existe. Agradeço aos colegas e amigos da base por provar que trabalhamos de domingo a domingo com estes jovens; este título é nosso, é a nossa estrela dentro do que tanto amamos”, comentou Thelma, que soube controlar com maestria o jovem grupo de jogadores.

Na primeira fase, o Brasil ficou Grupo B, com duas vitórias, uma contra o Paraguai e outra para o Equador e uma derrota para o Uruguai, o que colocou os brasileiros como segundo do grupo, com cruzamento contra a Argentina, na semifinal.

Com uma arrasadora vitória sobre os Hermanos, por 85 a 79, na primeira prorrogação, após empate de 66 a 66 (40 a 23 no primeiro tempo), o Brasil passou para as finais para pegar o Uruguai que havia eliminado a Venezuela.

Na final contra os uruguaios, os mesmos que haviam derrotados os brasileiros na primeira fase, foi algo tenso. Mesmo assim, o Brasil soube jogar toda pressão para o adversário e saiu com a vitória por 65 a 57 (36 a 21 no primeiro tempo), com uma atuação espetacular de Felipe Motta, cestinha do jogo, Jogador Mais Valioso (MVP) da competição, que marcou 36 pontos na final.

“A derrota para o Uruguai, na primeira fase, trouxe ao grupo muita força e superação. Com Deus e muita fé, além de união, rumamos firme aos nossos objetivos: a classificação para a Copa América e o título”, complementou a treinadora do selecionado nacional.

O ala/armador Matheus Leoni, o Mateusinho, jogador do sub-15 do Palmeiras, explica que a grande decisão foi na semifinal, contra a Argentina: “Tivemos um jogo muito tenso contra a Argentina. Para mim, ali foi a final. Quando vencemos, o grupo todo ficou muito motivado para fazer a final contra o Uruguai. Ai fizemos um jogo quase perfeito”, disse Mateusinho, ex-jogador do Paysandu, de Belém. “Agora vamos defender o Palmeiras. Estamos em primeiro na classificação, sem derrota e nossa meta é o título”, concluiu.

 

 

 

 

 

PRESIDENTE ENYO CORREIA

 

O presidente da Federação Paulista de Basketball, Enyo Correia, parabeniza toda equipe, em especial os jogadores dos clubes de São Paulo, bem como a técnica Thelma Tavernari.

“Foi uma grande conquista para o basquete brasileiro e com a participação dos nossos atletas e a técnica Thelma, isso nos deixa muito feliz pela nossa contribuição”, afirmou o presidente da FPB.

Elenco campeão Sul-Americano de 2018

 

Eduardo Barbosa Sanchez – ala/pivô – 15 anos – 1m96 – Clube de Campo de Rio Claro/Setur – SP

Felipe Faustino Nascimento – lateral – 15 anos – 1m97 SESI-Franca Basquete – MG

Felipe Motta – ala-armador – 15 anos – 1m97 – Stella Azurra Roma-ITA – ITA

João Victor Capela dos Santos – armador – 15 anos – 1m85 – SE Palmeiras – SP

Matheus Felipe de Moura Honorato – ala/pivô- 15 anos -1m93 – Minas Tênis Clube – MG

Matheus Leoni Brito de Oliveira – ala/armador – 15 anos – 1m84 – SE Palmeiras – PA

Paulo Guilherme Antônio Filho – ala/pivô – 15 anos – 2m01 – EC Pinheiros – SP

Rodolfo Rufino Bolis – lateral – 15 anos – 1m98 – NBA Academy/Latin America – ES

Tiago Alcântara Abbade Aguiar Faria – armador – 15 anos – 1m76 – EC Pinheiros – SP

Varley Augusto Maronezi – ala/armador – 15 anos – 1m87 – Clube Campineiro de Regatas e Natação/Akdmia– SP

Vinicius Biagioni Vicenti – ala/armador – 15 anos – 1m87 – Clube Campineiro de Regatas e Natação/Akdmia – SP

Vitor Rocha Ibiapina – lateral – 15 anos – 1m97 – Minas Tênis Clube – MG

Técnica – Thelma Tavernari – EC Pinheiros

 

Campanha do Brasil  
Fase de Classificação

Grupo: B  
06/11 = Brasil 85 X 45 Paraguai 
07/11 = Brasil 63 X 66 Uruguai 
08/11 = Brasil 87 X 56 Equador

 

Semifinal 
10/11 = Brasil 85 X 79 Argentina

 

Final 
11/11 = Brasil 65 X 57 Uruguai