Três jogos neste sábado pelo Paulista Masculino


Destaque para o derby entre Paulistano e Pinheiros

O ‘derby da capital’, envolvendo Paulistano/Corpore e EC Pinheiros, é o destaque da rodada deste sábado (10 de setembro), válido pelo returno da fase inicial do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2016. O tradicional clássico acontece às 18h00 (de Brasília), no ginásio Antonio Prado Júnior (CA Paulistano), na cidade de São Paulo (SP).

As duas equipes chegam precedidas por resultados favoráveis importantes: o Paulistano/Copore passou pelo Gocil Bauru Basket, enquanto que o EC Pinheiros suplantou ao XV/Raizen/Unimed/Unimep/Selam, ambos jogando como visitantes.

Na classificação geral, o EC Pinheiros ocupa a segunda colocação, somando 23 pontos, em 13 jogos realizados (10 vitórias e 03 derrotas). Já o Paulistano/Corpore aparece logo a seguir, no terceiro lugar, contabilizando 22 pontos, com as mesmas 13 partidas disputadas (09 vitórias e 04 derrotas).

“Vai ser um jogo difícil e emocionante fora de casa. Nós temos que estar concentrados, principalmente, na defesa e continuar jogando coletivamente, com todos os jogadores se ajudando dentro de quadra”, comenta o norte-americano Corderro Benett, do EC Pinheiros.

No turno desta fase inicial, vitória do EC Pinheiros, atuando em seus domínios, por 87 a 80.

A jornada, no entanto, será aberta às 16h00 (de Brasília), com a realização de duas partidas: Basquete Osasco (sexto colocado) x Liga Sorocabana de Basquete(nona colocada), no ginásio Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), na cidade de Osasco (SP), e Gocil Bauru Basket (décimo colocado) x América/UNIRP/Rodobens/SMEL/3M (sétimo colocado), no ginásio Municipal Panela de Pressão, na cidade de Bauru (SP).

Na rodada passada, o Basquete Osasco perdeu para o Rio Claro Basquete, enquanto que a Liga Sorocabana de Basquete caiu diante do Franca Basquete/Magazine Luiza, ambos jogando fora de seus domínios. No turno, vitória do Basquete Osasco, jogando em casa, por 88 a 78.

“Temos que voltar a jogar dentro das nossas características, que são defesa agressiva e velocidade no contra-ataque, para buscar a vitória. E aproveitarmos que estaremos dentro da nossa casa”, analisa o técnico Enio Vecchi, do Basquete Osasco.

“Nunca passamos um campeonato sem ganhar pelo menos uma partida fora de casa na nossa história. O melhor jogo fora de casa para ganhar é sempre o próximo, por isso vamos com tudo. Osasco é uma equipe forte, montada para ir aos playoffs, mas assim como eles nos surpreenderam na nossa casa, podemos surpreender”, comenta o técnico Rinaldo Rodrigues, da Liga Sorocabana de Basquete.

Na última vez que esteve em quadra, o Gocil Bauru Basket perdeu para o Paulistano/Corpore, enquanto que o América/UNIRP/Rodobens/SMEL/3M quebrou a invencibilidade do Mogi das Cruzes/Helbor, ambos atuando em casa. No duelo entre as duas equipes, válido pelo turno desta fase inicial, vitória do time de São José do Rio Preto, atuando ao lado de sua torcida, por 111 a 80.

“Venho trabalhando forte com o pessoal da preparação física e já estou pronto para ajudar a equipe. Claro que ainda falta o ritmo de jogo, mas isso vem com o tempo e espero poder ajudar o nosso time a sair com a vitória”, relata o pivô Rafael Hettsheimeir, que fará seu primeiro jogo pelo time de Bauru neste estadual.

“A vitória contra o Mogi foi importantíssima para nossa classificação e para dar continuidade para o restante do Paulista. Nossa ideia é chegar entre a quinta e sexta colocação. Sabemos que o Bauru vai utilizar suas principais peças, mas temos condições de ganhar. Mostramos isso no último jogo. Nesses próximos quatro jogos temos que buscar três vitórias. Isso nos credencia a chegar entre quinto e sexto colocado,” afirma o técnico Miguel Palmier, do América/UNIRP/Rodobens/SMEL/3M.

“O nosso time depois da chegada do Miguel deu uma crescida, mesmo com a derrota para o XV, em um jogo atípico para nós, entramos em quadra para encarar o Mogi com o propósito de marcar muito forte e conseguimos. Contra o Bauru, a proposta é a mesma, ou seja, tirar o volume dos principais jogadores deles que pontuam, visto que agora estão reforçados pelos atletas que estavam na Seleção Brasileira e pelos reforços. A motivação é grande, depois de uma vitória contra o líder, mas sabemos da qualidade do adversário, por isso, vamos tentar marcar muito forte para termos o contra-ataque, que foi o nosso ponto forte no último jogo”, completa o ala Yogor Freitas, também da equipe de São José do Rio Preto.

Os três jogos terão acompanhamento da estatística online da Federação Paulista de Basketball (FPB), através deste link: http://www.sportingpulse.com/assoc_page.cgi?client=1-10975-0-0-0q.